SóProvas


ID
3130465
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5 – agrupou todas as manifestações de abuso e de dependência de substâncias sobre o título de transtornos por abuso de substâncias, e eliminou um dos critérios anteriormente definidos para caracterização desse tipo de transtorno. O critério eliminado foi:

Alternativas
Comentários
  • DSM-V

    Dentro dos transtornos por uso de substância, o critério do DSM-IV de problemas legais recorrentes relacionados a substâncias foi removido do DSM-5, e um novo critério – fissura, ou um forte desejo ou necessidade de usar uma substância – foi acrescentado.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A

  • Em relação aos manuais diagnósticos passados, o capítulo do DSM-5 sobre os transtornos relacionados a substâncias foi ampliado para incluir o transtorno do jogo, além de não separar os diagnósticos de abuso e dependência de substância, como constava no  DSM-IV. Em vez disso, são oferecidos critérios para transtorno por uso de substância, acompanhados por critérios para intoxicação, abstinência, transtornos induzidos por substâncias e transtornos relacionados a substâncias não especificados, quando relevante. Dentro dos transtornos por uso de substância, o critério do DSM-IV de problemas legais recorrentes relacionados a substâncias foi removido do DSM-5, e um novo critério – fissura, ou um forte desejo ou necessidade de usar uma substância – foi acrescentado.  Além disso, o limiar para o diagnóstico do transtorno por uso de substância no DSM-5 é estabelecido  em dois ou mais critérios, em contraste com um limiar de um ou mais critérios para o diagnóstico de  abuso de substância no DSM-IV e de três ou mais critérios para dependência no DSM-IV. Abstinência de  Cannabis e abstinência de cafeína são transtornos novos (este último estava no Apêndice B do DSM-IV,  “Conjuntos de Critérios e Eixos Propostos para Estudos Adicionais").

    GABARITO: A
  • A. problemas legais recorrentes relacionados ao consumo de substâncias.

    Como bem sabemos, o DSM-V é largamente utilizado no mundo inteiro. A APA possui grande influencia teórica e científica por todo o globo quando o assunto são transtornos psiquiátricos, síndromes, etc. Muitas países estão começando a legalizar certas drogas que antes eram proibidas. Além disso, o próprio manual traz classificações a partir de substâncias bem comuns no nosso dia a dia, como o "café". Sim, existe uma classificação lá para dependência em café, um substância lícita em todo o mundo (acredito kkkk).

    Sabendo disso, não fazia o menor sentido continuar utilizando esse critérios no manual.

    GAB. A

    Força, galera!