SóProvas


ID
3130810
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente do sexo masculino, com 63 anos de idade, procura o ambulatório querendo saber quais vacinas deve tomar. Informa que tomou uma dose da vacina contra febre amarela há 20 anos. A resposta correta a ser dada pelo médico é a de que

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre imunização e as recomendações do ministério da saúde para idosos.

    As vacinas disponíveis para pessoas com 60 anos ou mais, além da vacina anual contra a gripe:

    Hepatite B - 3 doses (verificar situação vacinal anterior);
    Febre Amarela – dose única (verificar situação vacinal anterior);
    Dupla Adulto (dT) - (previne difteria e tétano) – Reforço a cada 10 anos; • Pneumocócica 23 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) – reforço (a depender da situação vacinal anterior) - A vacina está indicada para população indígena e grupos-alvo específicos, como pessoas com 60 anos e mais não vacinados que vivem acamados e/ou em instituições fechadas;
    Influenza – Uma dose (anual).

    A) INCORRETO. Deve ser vacinado apenas contra tétano, a depender da situação vacinal – não existe vacinação apenas para tétano.

    B) CORRETO. Deve ser vacinado apenas contra hepatite B, difteria e tétano, a depender da situação vacinal.

    C) INCORRETO. Deve ser vacinado apenas contra difteria e tétano, a depender da situação vacinal, não existe dose reforço de febre amarela.

    D) INCORRETO. Não existe vacina especifica para Streptococcus pneumoniae. Existe a Pneumocócica 23 Valente.

    E) INCORRETO. Não deve tomar mais nenhuma vacina de rotina, independentemente da sua situação vacinal. Conforme recomendação, dele deve tomar as vacinas indicadas.

    GABARITO DO PROFESSOR: Letra B.
  • A vacina para Febre amarela em idosos (>60 anos) que não foram vacinados previamente, é indicada após avaliação de risco/ benefício, com uma dose única.

    Não é indicado reforço para idosos.

    https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-idoso.pdf