SóProvas


ID
3131407
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Cuba se prepara para aprovar uma nova Constituição, que substituirá a vigente desde 1976. Aprovado no domingo [22.07] pela Assembleia Nacional, o projeto da nova Carta Magna será levado para consulta popular entre 13 de agosto e 15 de novembro e, depois, submetido a um referendo.
(EXAME. https://abr.ai/2K2tLvc. 23.07.2018. Acesso em 27.07.2018. Adaptado)

Entre as principais mudanças da nova Constituição, cita-se

Alternativas
Comentários
  • Constituições não são chamadas Carta Magna sem motivos. São o conjunto máximo das leis de uma nação e suas substituições são um tema relevante. O enunciado questiona sobre a principal mudança na constituição de Cuba que passa por reformulação e depois segue para consulta popular e submissão a um referendo.

    Análise das alternativas:

    A) O sistema educacional permanece sem grandes mudanças.

    B) O termo sociedade comunista é removido como forma de facilitar o ambiente para reformas econômicas mais permissivas à propriedade privada e investimentos estrangeiros. AFIRMATIVA CORRETA 

    C) Não há entraves diplomáticos com os países da América Latina, o que há são relações tencionadas com países abertamente aliados dos EUA e favoráveis ao embargo econômico contra Cuba.

    D) Saúde, Educação e demais serviços públicos essenciais continuam públicos.

    E) Cuba é alvo de embargos econômicos e não o país que os impôs que nesse caso é os EUA.

    Considerações finais:

    No caso do continente americano Cuba é o único país declaradamente socialista e está sobre embargo norte americano a décadas o que põe em evidência a pequena ilha caribenha no noticiário. Outras alterações importantes são a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo e limitação da quantidade de mandatos presidenciais de um único mandatário.  
    Gabarito do professor: Letra B.