SóProvas


ID
3131734
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre os sistemas de classificação bibliográfica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Conforme Piedade (1983, p. 67):

    Segundo o modo de apresentação dos assuntos, a estrutura da classificação, as classificações bibliográficas podem ser:

    As classificações enumerativas procuram indicar todos os assuntos e todas as combinações possíveis entre eles e apresentar os símbolos que os representam prontos para serem empregados.

    As classificações analítico-sintéticas apresentam listas dos conceitos (facetas), acopanhadas de símbolos, e deixam ao classificador a tarefa de combinar os símbolos para representar os assuntos compostos. São também classificações em facetas ou classificações facetadas.

    Classificações semienumerativas são aquelas que recorrem em parte à síntese (combinação de símbolos) para a construção dos símbolos destinados a representar os assuntos compostos, mas outras vezes apresentam símbolos prontos para estes assuntos.

    PIEDADA, Maria Antonieta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2.ed. rev. e au. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.

    E segundo Souza (2009, p. 15, 18):

    Francis Bacon (1561-1626), nasceu na Inglaterra. [...]. Bacon idealizou uma classificação das ciências, baseada nas faculdades humanas da MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO e RAZÃO que, invertidas, foram utilizadas por Melvil Dewey para compor a classificação bibliográfica.

    Augusto Comte (1798-1857), filósofo francês, considerado um reformador social, sendo que essa reforma pressupõe a reforma do saber. [...]. Adotou, portanto, o princípio da generalidade decrescente e complexidade crescente: matemática-> física ---> química ---> biologia ---> sociologia, etc.

    Expansive classification (1891). Bibliotecário americano; ficou célebre não tanto pela sua classificação, quanto por tratado de catalogação: Rules for a dictionary catalogue e, especialmente, por sua Tabela de notação de autores, conhecida por Tabela de Cutter.

    Sua classificação serviu de base para a elaboração da classificação inicial da Libray of Congress. Sua classificação chama-se Expansiva por considerar o sistema ajustável à expansão do conhecmento humano. [...]. Sua notação é alfabética.

    Gab. D