O SNMP versão 3 foi criado para suprir uma necessidade padronização que se fez necessária com as várias variações do SNMPv2 que tentavam criar soluções de segurança para o protocolo. O SNMPv3 teve como base as definições das variações SNMPv2u e SNMPv2*.
O SNMPv3 fornece funcionalidades de segurança importantes:
Além das definições das questões de segurança, o projeto do SNMPv3 também objetivou uma padronização de implementação das entidades (agente/gerente), modularizando suas funcionalidades, o que facilita a evolução de alguns mecanismos do protocolo sem exigir que novas versões sejam lançadas. Outros objetivos eram a manutenção de uma estrutura simples, facilitar a integração com outras versões e, sempre que possível, reaproveitar as especificações existentes.
O SNMPv3 incorporou o SMI e o MIB do SNMPv2, assim como também utilizou as mesmas operações do SNMPv2, apenas com uma reescrita da norma para uma compatibilização da nomenclatura.
O SNMPv3 possui várias características que o torna muito mais seguro que suas versões anteriores, no entanto esse benefício de segurança vem acompanhado de uma maior complexidade para configurar todas as funcionalidades de segurança necessárias.
Simple Network Management Protocol, em português Protocolo Simples de Gerência de Rede, é um "protocolo padrão da Internet para gerenciamento de dispositivos em redes IP". Dispositivos que normalmente suportam SNMP incluem roteadores, computadores, servidores, estações de trabalho, impressoras, racks modernos e etc.
https://www.youtube.com/watch?v=PqgDoG4gLK0