SóProvas


ID
3133480
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Registro - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Diante do risco da volta de doenças contagiosas graves consideradas erradicadas no Brasil, o Ministério da Saúde decidiu mudar a estratégia de imunização. Vai retomar procedimento bem-sucedido nas décadas de 1980 e 1990: as campanhas específicas. Este ano, em vez da já tradicional campanha de multivacinação, o Brasil terá uma ação mais focada. O investimento do ministério nas campanhas deste ano já passa dos R$ 30 milhões. “As baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de 5 anos, acenderam uma luz vermelha no País”, informou o ministério.

(Istoé, 13 jul. 18. Disponível em:<https://goo.gl/UoGN2s> . Adaptado)

Entre as doenças antes consideradas erradicadas e que atualmente preocupam o Ministério da Saúde, é correto identificar

Alternativas
Comentários
  • Temas relacionados à saúde pública são frequentemente abordados e devem ser acompanhados com atenção em seus aspectos estruturais e implicações para a sociedade. O texto associado aborda notícia sobre a vacinação no Brasil e o enunciado busca a alternativa correta sobre doença antes erradicada que voltou a ocorrer no país. 

    A) Casos de pneumonia nunca foram completamente erradicados no Brasil apesar da existência de vacina para esta doença. 

    B) O sarampo é alvo de bem sucedidas campanhas de vacinação há décadas e era considerada erradicada até serem identificados novos casos que foram relacionados a imigrantes provenientes de países de baixa cobertura vacinal. 

    C) A microcefalia teve aumento de ocorrência em anos recentes e foi associada como efeito colateral da infecção por Zika vírus em gestantes, não contanto com vacina disponível.
    D) Doença associada a mosquitos, que não possui vacina e é considerada endêmica do Brasil.

    E) Apesar de existir vacina específica esta doença nunca foi considerada erradicada com relativa ocorrência em grupos específicos da população. 


    Gabarito do professor: B)