GABARITO LETRA C
A) INCORRETA O SSH (Secure Socket Shell) é um protocolo da camada de Aplicação. Sua principal finalidade é permitir que o usuário possa acessar, administrar e modificar remotamente servidores. Para implementar esse acesso com segurança, o SSH provê mecanismos de criptografia e de autenticação. É bastante comum seu uso por administradores de redes, que utilizam sua interface terminal baseada em texto para executar comandos administrativos nos servidores de redes.
B) INCORRETA O protocolo TLS (Transport Layer Security) situa-se entre a camada de Aplicação e a camada de Transporte. Objetiva estabelecer uma conexão segura durante a comunização de duas aplicações. É bastante comum o uso do protocolo TLS para implementar a segurança na comunicação de navegadores web e servidores. Ele é uma das opções disponíveis para a definição de requisições HTTP seguras, no formato HTTPS.
C) CORRETA O protocolo IPSec (Internet Protocol Security), situado na camada de rede, implementa segurança, verificação de integridade, autenticação e criptografia às conexões de rede. Sua implementação torna-se obrigatória para o uso do protocolo IP versão 6. Por essas características, é uma das tecnologias que possibilitam a implementação de redes privadas virtuais (VPN's). Ele desenvolve uma forma de tunelamento na camada da rede, ao encriptar o pacote IP por inteiro. O outro modo de atuação, "modo de transporte", encripta somente o trecho de payload (mensagem) do pacote IP.
D) INCORRETA O FTPS é um protocolo da camada de Aplicação. Basicamente, é o protocolo FTP com a implementação de criptografia SSL, o que provê segurança na transmissão de informações.
E) INCORRETA O SCTP (Stream Control Transmission Protocol) é um protocolo da camada de Transporte. Sua finalidade é prover comunicação livre de erros e de duplicações, a partir do controle de integridade dos datagramas. Implementa mecanismos de retransmissão, permitem a correção de erros na transmissão de dados.