SóProvas


ID
31339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A elasticidade preço da demanda de um bem é fundamental
para se compreender a reação da quantidade demandada a
mudanças em seu preço. Com relação a esse tema, julgue
(C ou E) os itens seguintes.

Quando o módulo da elasticidade preço de demanda de um bem é superior a 1, esse bem tem demanda elástica, e a receita total se reduz quando seu preço se eleva.

Alternativas
Comentários
  • Quando a elasticidade-preço de um bem é maior do que 1, sua demanda é elástica, ou seja, uma variação no preço produz uma variação maior na quantidade. A receita total corresponde ao preço do bem multiplicado pela quantidade consumida (RT = P.Q). Ora, dado um aumento em P, a redução em Q será maior do que esse aumento, reduzindo a receita total. Questão CORRETA
  • Certo.

    Segue abaixo, esquema para memorizar!

    DEMANDA ELÁSTICA

    Variação % Quantidade > Variação % Preço - Elasticidade Preço > 1
    Maior Preçox------------Quantidade
    Menor Preçox-----------------------Quantidade
    Reação Forte Consumidor
    Aumento Preço - Diminui Receita total / Diminuição Preço - Aumenta Receita Total
  • Se EPD (Elasticidade Preço Demanda) > 1  - a demanda é ELASTICA em relação ao seu PREÇO.

    Significa que, dada uma variação percentual, por ex. de 20% no preço, a quantidade demandada varia, em sentido contrário, em 30%, coeteris paribus.
    O que significa que QUANTIDADE é bastante SENSÍVEL à variação de seu preço.

    Se EPD < 1 - demanda INELÁSTICA em relação ao seu PREÇO.

    Significa os consumidores são poucos sensíveris, dada uma variação percentual, por ex. de 20% no preço, a quantidade demandada varia,em 7%, (sentido contrário).

    Se EPD = 1 - demanda UNITÁRIA em relação ao seu PREÇO.

    Dada a relação negativa entre preço e quantidade demandada, a elasticidade-preço da demanda é SEMPRE NEGATIVA. Por essa razão, seu valor é usualmente expresso em modulos.


  • Para complementar, vejam graficamente como fica:

  • Eu marquei errado porque a questão diz módulo.  E quando a elasticidade é menor que 0, no módulo ela é maior que 1, porém a elasticidade é menor que zero ou seja inelástica.  Em outras palavras:  [-1] = 1.

    Alguém sabe me explicar????
  • Pode ser menor que 0 e o módulo ser menor que 1, ex: -0,5
  • João, vc tem que considerar sempre o módulo, se o módulo é menor que 1, é inelástica, e vice versa. 
  • Elasticidade é a elação entre as diferentes quantidades de oferta e procura de certas mercadorias, em função das alterações verificadas em seus respectivos preços. De acordo com esse conceito, as mercadorias podem ser classificadas em bens de demanda inelástica, ou fracamente elástica, e bens de demanda fortemente elástica. 
    Elasticidade preco da demanda é uma medida da resposta de consumidores a mudanças de preços (para baixo e para cima) de produtos (bens ou serviços). Por medida, entende-se que ela pode ser representada através de números ou coeficientes. Por resposta, entende-se que existe uma relação de estímulo-resposta envolvida. Mudanças nos preços (estímulos) provocam alterações no comportamento de compra (resposta). 

    Dependendo o tipo de produto e do segmento de mercado afetado, a elasticidade da demanda se apresenta de forma diferente. 

    Alguns produtos são inelásticos. Isso ocorre quando o coeficiente é igual ou menor a 1 (um). Em casos extermos, certos produtos têm sua demanda praticamente inalterada em função de variações de preço, ou seja: são totalmente inelásticos, como é o caso cigarros e medicamentos de uso continuado. 

    Outros produtos apresentam altos índices de elasticidade, principalmente quando há variações de preço para baixo em uma situação de demanda reprimida (recentemente no Brasil a telefonia móvel, por exemplo). 

    Geralmente, produtos que não têm substitutivos à altura apresentam menor elasticidade, enquanto que produtos com uma grande quantidade de substitutivos paresentam maior elasticidade. Produtos de uma categoria mais ampla têm menor elasticidade que produtos mais específicos dentro dessa categoria. Por exemplo: o produto carne apresenta uma elasticidade menor que o produto "picanha", que é bem mais sensível a uma variação de preço. 

    A fórmula genérica para elasticidade é a variação percentual da resposta a uma variação percentual de um dado estímulo. A elasticidade preço da demanda é medida pelo coeficiente entre a variação de quantidade vendida e a variação de preço, conforme demonstrado no exemplo numérico a seguir. Pode ser medida do ponto-de-vista de uma empresa individual (e, dentro dela, nos seus diversos segmentos de atuação) ou do mercado como um todo. 

  • Epd > 1 , será elástica , sendo assim são duas situações:

    - Preço aumenta ---> A quantidade Cai MUITO , ou seja, a Receita também CAI

    - Preço cai ---> A quantidade aumenta muito, ou seja, a Receita também AUMENTA

  • Complementando esta questão com outra:

     

    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata

     

    Quando o módulo da elasticidade preço da demanda de um bem é igual a 1, a receita total não se altera quando há variações no preço.

     

    Gabarito: Certo

  • Quanto mais o preço aumenta para um produto que tem a EPD elástica, menor tende a ser receita total. Já que haverá trocas por produtos parecidos, porém mais baratos.

  • Demanda PERFEITAMENTE ELÁSTICA = infinita (variação de P = 0) ---> RT máxima quando P minimo

    Demanda ELÁSTICA > 1 ---> RT diminui com aumento de P. Ex.: bens supérfluos, bens com substitutos perfeitos.

    Elasticidade UNITÁRIA = 1 ---> RT não se altera com alteração de P

    Demanda INELÁSTICA < 1 ---> RT aumenta com aumento de P. Ex.: Bens de Veblen, bens de Giffen, bens básicos, bens de pouco peso na cesta.

    Demanda PERFEITAMENTE INELÁSTICA = 0 (variação de Q = 0) ---> RT máxima com P máximo

  • Pro pessoal das Humanas: onde se lê "elasticidade", lê-se "sensibilidade".

    "Quando o módulo da sensibilidade preço de demanda de um bem é superior a 1, esse bem tem demanda sensível, e a receita total se reduz quando seu preço se eleva".

    Ou seja, o consumidor é sensível ao preço do bem (= o bem é elástico). Se a demanda é elástica/sensível ao preço, é improvável que a receita total de um produtor aumente quando o preço se elevar. Isso porque o aumento do preço de um bem faz com que diminua a demanda por esse produto (em se tratando de bem normal). Então a receita total diminuirá.

  • A QUESTÃO ESTÁ ERRADA.

    Se o módulo da elasticidade é maior que | 1 |, quer dizer que a elasticidade pode ser, "1,1" ou "-1,1" por exemplo. Ambos os casos são DEMANDAS ELASTICAS, logo a primeira parte da assertiva está correta. Entretanto, a segunda parte da assertiva generalizou ao dizer que a receita total reduz, ao elevar o preço do bem. Vejam

    Elasticidade = -1,1 -> Aumento do preço de 1%, gera diminuição da quantidade em 1,1% e consequentemente diminuição da receita. (Bens normais)

    Elasticidade = 1,1 -> Aumento do preço de 1%, gera aumento da quantidade em 1,1% e consequentemente aumento da receita. (Bens de GIffen)

    Pelo visto a banca se esqueceu da segunda possibilidade