A questão coloca em pauta eleições livres em Estados do continente americano. O que parece “comum" neste século XXI não o é em determinados Estados que se configuram politicamente como ditaduras ou regimes autoritários, seja de direita seja de esquerda.
Um destes Estados passa, desde 2018, por mudanças, ainda que consideradas por muitos, lenta. A questão pede que seja apontado o país em pauta:
A) INCORRETO – Houve eleições em 2016 no Haiti depois de um período bastante conturbado, tanto em termos políticos quanto no que se refere à uma série de desastres naturais e epidemias. No entanto, o país mais pobre da América Latina não se enquadra na proposta da questão
B) CORRETO - Cuba, depois da queda da URSS, do falecimento de Fidel Castro e do envelhecimento da liderança revolucionária tem, pela primeira vez depois de 60 anos, um presidente civil que busca mudanças no sentido de abrir a ilha a novos tempos. Se der certo, será o que Deng Xiaoping foi para a China. Se não, será o que Gorbatchév foi para a URSS.
C) INCORRETO - A Argentina tem eleições livres desde o final da ditadura de Oribe e Rosas, no século XIX, com o breve interregno de Perón.
D) INCORRETO - Daniel Ortega está no poder na Nicarágua desde 2006, tendo sido “reeleito" em 2011 e 2016
E) INCORRETO - As eleições na República Dominicana, em 2017 não configuraram uma mudança significativa nos rumos políticos do país.
RESPOSTA: ALTERNATIVA B