SóProvas


ID
3134080
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os primeiros sinais de queda nas coberturas vacinais em todo o país começaram a aparecer ainda em 2016. De lá para cá, doenças já erradicadas voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro são alguns dos estados que já confirmaram casos da doença neste ano. O grupo de doenças pode voltar a circular no Brasil caso a cobertura vacinal, sobretudo entre crianças, não aumente.

(https://bit.ly/2zt2imk. Adaptado)

O grupo de doenças que volta a ameaçar as crianças no Brasil que, de acordo com o Ministério da Saúde, deve- -se principalmente à baixa cobertura vacinal dos últimos anos e a vinda de estrangeiros de países em que as doenças estão ativas, é

Alternativas
Comentários
  • LETRA A sarampo, pólio e rubéola.

  • Temas relacionados à saúde pública são frequentemente abordados e devem ser acompanhados com atenção em seus aspectos estruturais e implicações para a sociedade. O texto associado aborda notícia sobre a vacinação no Brasil e o enunciado busca a alternativa correta sobre doenças antes erradicadas que está prestes a voltar a ocorrer no país.

    A) Doenças altamente contagiosas e que têm sido alvo de notícias falsas sobre efeitos adversos da vacinação que contribuem para a redução de sua tradicionalmente alta taxa de cobertura vacinal.

    B) As duas primeiras são doenças transmitidas por mosquitos e há vacina apenas contra a última.

    C) Coqueluche a tosse comprida são a mesma doença e assim como o HPV contam com eficientes campanhas de vacinação.
    D) Não estão entre as doenças consideradas como reintroduzidas no país.

    E) Estão contempladas nas campanhas regulares de vacinação realizada no país. 



    Gabarito do professor: A)