-
Letra A
A Política dos Governadores foi adotada na República Oligárquica, segunda parte da República Velha, ela constituía de troca de favores entre o Governo Executivo Federal e Estadual para manter o poder centralizado. Sabendo que na época quem dominava era a oligarquia, por isso o nome da República, que utilizava dos meios que pudesse ao seu alcance para continuar no poder como o voto de cabresto, curral eleitoral, etc. E talvez um dos meios mais importante fazia uma alternância das oligarquias paulista e mineira no poder federal, ficando conhecida como política do café com leite.
"Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo
-
Ei, Jhonny, qual é o equívoco da letra C???
obrigado
-
A política dos governadores e a República do café com leite são diferentes. Sendo aquela um aliança entre os governos estaduais e federal para ter GOVERNABILIDADE enquanto esta a a alternância de poder.
-
Alberto, pelo visto a letra C está incompleta.
Deste modo, a alternativa A possui o conceito mais adequado.
-
uma alternância das oligarquias paulista e mineira no poder federal; por isso mesmo, ela também ficou conhecida como política do café com leite.
Seria uma alternância no governo estadual.
-
Política dos Governadores foi um acordo, um sistema de alianças, de troca de favores.
Política do café com leite foi o fenômeno decorrente da política dos governadores, o domínio do poder pelas respectivas oligarquias.
Também errei, mas essa distinção se fez fundamental.
Jesus sempre vence.
-
A letra C se refere ao pacto ouro fino. No qual as oligarquias Paulista e Mineira revezavam para lançar os candidatos a presidência