A) O diagnóstico da causa de claudicação em equinos é realizado somente pela apalpação dos membros, tendo em vista que a avaliação do animal em movimento não fornece muitas informações de sua real condição clínica. O animal em movimento fornece muitas informações: membro afetado e até posição da lesão (mais proximal ou distal).
B) A radiografia é uma importante ferramenta de diagnóstico para os casos de claudicação em equinos, pois permite a avaliação das estruturas ósseas e tecidos moles. Tecidos moles não é radiografia e sim ultrassom.
C) Os bloqueios anestésicos, na tentativa de estabelecer um diagnóstico, são contraindicados, devido ao grande risco no surgimento de laminite. Bloqueios anestésicos são importantes ferramentas no diagnóstico de claudicações.
D) A ultrassonografia é essencial para o diagnóstico, pois permite avaliar a extensão da lesão, estabelecimento de um prognóstico e avaliação do tratamento das lesões tendíneas. CORRETA
E) Para o diagnóstico da síndrome navicular, o exame radiográfico é pouco eficaz, sendo indispensável o uso de técnicas mais sofisticadas, como análise biomecânica e biópsia óssea. É muito eficaz no diagnóstico de doença do navicular.