SóProvas


ID
3137521
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na catalogação em formato MARC, o campo 130 é utilizado para registrar

Alternativas
Comentários
  • 130 - Entrada Principal - Título Uniforme

    Títulos uniformes utilizados para obras anônimas, escrituras sagradas, tratados identificados por um título coletivo, manuscritos ou grupo de manuscritos, filmes cinematográficos, programas radiofônicos, acordos governamentais, nomes de séries, etc.- quando constituem uma entrada principal.

    Gab. E

    Fonte: http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/conteudo.html

  • As etiquetas básicas do MARC

    0xx - Informação de controle

    1xx - Entradas principais. (130 está nessa campo, então já sabe que entrada principal, mas é para Título Uniforme)

    2xx - Título, Edição Imprenta

    3xx - Descrição física

    4xx - Série

    5xx - Notas

    6xx - Campos de assuntos

    7xx - Entradas secundárias

    8xx - Entradas secundárias de séries

    9xx - Campos para usos locais

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre o formato MARC 21.

    O enunciado pede o uso da etiqueta 130 que está inserida na categoria 1xx - Entradas principais.

    Os principais campos 1xx – Entradas principais são:

    100 – Entrada Principal – Nome Pessoal

    110 – Entrada Principal – Entidade

    111 – Entrada Principal – Evento

    130 – Entrada Principal – Titulo Uniforme

    Conhecendo estes quatro campos principais do tipo Entrada Principal, o candidato consegue eliminar três com base no texto da alternativa e uma por não fazer parte deste tipo de campo. As alternativas A, B e C falam respectivamente de entidade, evento e autor, o que permite que o candidato as identifique como os campos 110, 111 e 100 respectivamente. A alternativa D fala de titulo, que não se enquadra no que o candidato precisa.

    a) INCORRETA. Esta descrição se trata do número 110 – Entrada Principal – Entidade.

    b) INCORRETA. Esta descrição se trata do número 111 – Entrada Principal – Evento

    c) INCORRETA. Esta descrição se trata do número 100 – Entrada Principal – Nome Pessoal

    d) INCORRETA. Esta descrição se trata do número 210 – Titulo Abreviado

    e) CORRETA. Esta descrição se trata do número 130 – Entrada Principal – Titulo Uniforme

    Este tipo de questão é recorrente e o candidato precisa estar preparado para este tipo de cobrança. Logo, é imprescindível que o candidato conheça os campos mais usados das classes do Formato Marc. Conhecendo os campos principais o candidato consegue eliminar boa parte das alternativas e encontrar a correta mais facilmente.

    Gabarito do Professor: Letra E

  • A) 110 - Entrada Principal - Entidade (NR) - nome da entidade, quando esta for a entrada principal, seguida das unidades subordinadas.

    B) 111 - ENTRADA PRINCIPAL - EVENTO (NR) nome do evento, quando este for a entrada principal, seguido por ano e lugar em que foi realizado.

    C) 100 - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL (NR) nome do autor da publicação, quando este for a entrada principal.

    D) 210 - Título abreviado (R) - Título do documento de forma abreviada para fins de indexação e identificação

  • ENTRADA PRINCIPAL – CAMPOS  (1XX)

    Entrada Principal - Nome Pessoal – 100

    Transcrever o nome do autor da publicação - quando este for a entrada principal - pessoa a quem cabe a responsabilidade principal pela criação do conteúdo intelectual ou artístico da obra. A entrada deve estar de acordo com o recomendado nas regras de catalogação AACR2.

    Entrada Principal - Entidade – 110

    Nome da entidade (associações, instituições, firmas comerciais, empresas sem fins lucrativos, governos, órgãos estatais, entidades religiosas, igrejas locais, etc.) quando esta for a entrada principal, seguida das unidades subordinadas.

    Uma entidade caracteriza-se como entrada principal em obras que tratam da natureza administrativa da própria entidade; obras de caráter legal, governamental ou religioso; obras que registram o pensamento coletivo de uma entidade (por exemplo, relatórios de comissões, comitês, etc.), etc.

    Informar aqui, também, eventos subordinados a entidades específicas, como por exemplo uma Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

    Já eventos não subordinados a entidades específicas entram diretamente pelo seu próprio nome no campo 111, como exemplo, um Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação.

    Entrada Principal - Evento – 111

    Nome do evento - conferências, seminários, congressos, encontros, colóquios, exposições, feira, etc. - utilizado como entrada principal, bem como o número do evento, o ano e o lugar onde foi realizado.

    Entrada Principal - Título Uniforme – 130

    Títulos uniformes utilizados para obras anônimas, escrituras sagradas, tratados identificados por um título coletivo, manuscritos ou grupo de manuscritos, filmes cinematográficos, programas radiofônicos, acordos governamentais, nomes de séries, etc.- quando constituem uma entrada principal.

    Utilizar este campo para registrar obras que entram diretamente pelo título que aparece de várias formas diferentes, necessitando, portanto, de um título particular para representá-la.

    As regras de catalogação também adotam o uso deste campo quando o título requer acréscimo ou exclusão de algum elemento para fins de uniformização. Neste caso, uma vez adotada uma forma, esta não deve ser alterada. O título, da forma que aparece na obra, é registrado no campo 245.

    Não preencher os campos 100, 110 e 111 para registros onde utilizamos o campo 130.