SóProvas


ID
3138013
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução de paredes de tijolo cerâmico revestidas com argamassa de cimento ou mista de cal e cimento, a camada responsável por garantir a aderência do revestimento à alvenaria é

Alternativas
Comentários
  • Chapisco é uma argamassa usada para revestir paredes ou tetos. Sua finalidade é facilitar o revestimento posterior, garantindo maior aderência, devido à sua superfície porosa. 

  • Tijolo cerâmico ->Chapisco ->Emboço -> Reboco

  • A questão exigiu conhecimento a respeito do reconhecimento do revestimento responsável pela aderência em paredes de alvenaria.

    chapisco é o revestimento aplicado diretamente sobre a base dos blocos e sua principal função é aumentar a aderência e o atrito para o recebimento das próximas camadas de revestimento (emboço) e acabamento (reboco).

    Ele é aplicado energicamente sobre o substrato da parede com a colher de pedreiro ou brocha.

    Normalmente, no traço do chapisco, usa-se areia média na proporção de traço 1:3 em relação a massa de cimento. Além disso, a superfície de concreto deve estar isenta de poeiras, manchas e resíduos de outros revestimentos antigos.

    Vale acrescentar que o serviço de imprimação, citado em uma das alternativas, é a aplicação de um material betuminoso fluido na superfície de uma base concluída, para aumentar sua coesão superficial, impermeabilizá-la e aumentar sua aderência ao revestimento. 

    Apesar de proporcionar aderência, o serviço de imprimação não ocorre em paredes de alvenaria, e sim em coberturas de edificações e camadas de revestimentos em pavimentos.

    Por outro lado, a massa corrida aplicada em alvenarias tem como função preparar a superfície para o recebimento da pintura, e não tem função de aderência.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    FONTE:

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7200: Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento. Rio de Janeiro, 1998.


    DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT. Manual de Pavimentação. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Rodoviárias. 274 p. 2006.