SóProvas


ID
3138016
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma obra de construção civil com estruturas em concreto armado será executada a concretagem de um conjunto de vigas biapoiadas, com vão máximo de 3 m, seção de vigas padronizada em 20 cm x 40 cm, sem trechos em balanço, que receberão cargas distribuídas moderadas, típicas de uma construção residencial. As armaduras foram produzidas previamente e serão posicionadas nas fôrmas. Nesse posicionamento, as armaduras longitudinais de maior diâmetro devem ficar junto à face

Alternativas
Comentários
  • Viga biapoiada --> tração na parte inferior, compressão na parte superior.

    O aço é colocado na viga na parte inferior para resistir a tração já que o concreto não resiste bem a tração, só a compressão.

  • É só lembrar o diagrama de esforços de uma viga bi apoiada.

    É naquela "barriguinha" que se deve colocar mais armaduras.

  • A questão exigiu conhecimento da análise dos esforços de vigas biapoiadas e do correto posicionamento das armaduras.

    As vigas citadas no enunciado – vigas biapoiadas e sujeitas a carregamento distribuído, são estruturas sujeitas a momentos fletores positivos ao longo do seu vão. Logo, o momento traciona a fibra inferior da viga e comprime a fibra superior.

    Como a resistência do concreto à tração é desprezível, adiciona-se a armadura longitudinal na sua parte inferior para evitar o surgimento de fissuras pronunciadas nessa região da viga.

    Além da armadura de tração citada, a viga recebe armadura transversal (estribos) para combater os esforços cortantes, armaduras longitudinais na sua fibra superior que auxilia no combate ao esforço de compressão e no correto posicionamento dos estribos e armaduras de pele que combatem o surgimento de fissuras devido a retração e tração no concreto, e são posicionadas lateralmente à viga.

    Para ilustrar o detalhamento das armaduras a seguir, veja a figura a seguir:


    FONTE: Autor Celso Paula. Site do próprio autor.

    Pela magnitude do momento nas vigas biapoiadas, a armadura longitudinal posicionada na parte inferior da viga apresenta, no cálculo estrutural, maior diâmetro em relação a armadura transversal e a armadura superior.

    Vale chamar a atenção de que para vigas sujeitas a momentos negativos, geralmente vigas em balanço e vigas contínuas, o posicionamento das armaduras longitudinais é invertido, ou seja, a armadura para combate a tração fica na parte superior enquanto que a armadura para o combate a compressão fica na parte inferior.

    Gabarito do Professor: Letra D.