Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias, especialmente a leishmaniose visceral (LV) e tegumentar (LT).
A LV é uma protozoose, crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia.
Já a LT é uma doença infecciosa que acomete pele e mucosas classicamente é desenvolvida por pápulas que evoluem para úlceras com fundo granuloso e bordas infiltradas em moldura que podem ser únicas ou múltiplas, mas indolores; também é conhecida como ulcera de bauru.
Em ambas, a transmissão ocorre através da picada da fêmea de flebótomos, gênero Lutzomyia, espécie Lutzomyia Longipalpis e L. Cruzi que está infectado por ter picado anteriormente uma pessoa ou animal doente. Não existe transmissão direta de pessoa a pessoa.
A) INCORRETO. Por NÃO EXISTIR transmissão direta de pessoa a pessoa.
B) CORRETO. Através da picada dos vetores do gênero Lutzomyia infectados POR TER PICADO ANTERIORMENTE UMA PESSOA OU ANIMAL DOENTE.
C) INCORRETO. Pelo aperto de mão, enquanto houver o parasitismo na pele ou no sangue periférico do hospedeiro. POR NÃO EXISTIR TRANSMISSÃO DIRETA DE PESSOA A PESSOA.
D) INCORRETO. Através do contato direto com cães infectados. NÃO EXISTE TRANSMISSÃO POR CONTATO DIRETO.
E) INCORRETO. Através do contato sexual com o indivíduo doente. NÃO EXISTE TRANSMISSÃO POR CONTATO DIRETO.
Gabarito do Professor: Letra B.