SóProvas


ID
3138472
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com a intensificação das ações de vigilância e controle da raiva canina e felina nos últimos 30 anos, o Brasil alcançou significativa redução nas taxas de mortalidade por raiva humana, com o predomínio de casos em caráter esporádicos e acidentais. Sobre a raiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

  • A) A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

    B)  causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

    C) Não se sabe ao certo qual o período de transmissibilidade do vírus em animais silvestres. Entretanto, sabe-se que os quirópteros (morcegos) podem albergar o vírus por longo período, sem sintomatologia aparente.

    D) O esquema de profilaxia da raiva humana deve ser prescrito pelo médico ou enfermeiro, que avaliará o caso indicando a aplicação de vacina e/ou soro.

    E) Certa.

    DEUS ESTÁ MORTO.

  • Descrição

    Antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do

    animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda que apresenta letalidade de aproximadamente 100%

    Período de transmissibilidade

    Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos

    sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença. A morte do animal acontece, em média, entre

    5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas. Ainda não se sabe ao certo sobre o período de transmissibilidade de animais silvestres. Especificamente os quirópteros podem albergar o vírus por longo período, sem sintomatologia aparente.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf