SóProvas


ID
3138646
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Lesão não odontogênica intraóssea localizada ao longo da linha média, na união das duas maxilas. Ocorre com mais frequência em homens adultos, em geral, manifestando-se por tumefação da região anterior do palato e apresenta drenagem e dor. A evolução do seu aumento de volume é lenta.


Essas características são compatíveis com o

Alternativas
Comentários
  • Cisto do ducto nasopalatino (CDNP) ou cisto do canal incisivo: Apesar de ser considerado uma entidade rara, pode ocorrer em até 1% da população, é considerado o cisto não-odontogê- nico mais comum (73% dos casos). Sua patogênese é incerta, entretanto, atualmente, acredita-se que este cisto origina-se da proliferação dos remanescentes epiteliais do ducto nasopalatino, estrutura embrionária que liga a cavidade bucal com a cavidade nasal na região do canal incisivo. Vários fatores etiológicos têm sido relatados tais como trauma na região durante a mastigação ou por prótese mal adaptada , infecção bacteriana bem como, proliferação epitelial espontânea. Outros fatores men- cionados na literatura são fatores genéticos e raciais. Entretanto, Vasconcelos et al. 30 (1999) ressaltaram que se o trauma for considerado como um fator etiológico para o CDNP sua incidência deveria ser muito maior. O CDNP pode se observado em qualquer idade com maior incidência entre a 2ª e 5ª décadas da vida. Alguns autores indicam maior predileção no sexo masculino na ordem de 18:1 até 20:1.
  • drenagem e dor quando relatados no cisto nasopalatino estão associados à infecção secundária e pressão ao nervo nasopalatino
  • A) odontogênico

    B) odontogenico inflamatorio

    c) não é intraósseo

    D) odontogenico