Grandes acordos internacionais são fruto da união de interesses de diversas nações e representam a vitória da diplomacia e do multilateralismo sobre pretensões individuais nas relações internacionais. Acordos sobre o clima, armas, comércio, direitos humanos, ou qualquer outro tema que cause grande repercussão midiática devem ser acompanhados com atenção. A 8ª e última até agora Cúpula das Américas possui uma nona edição prevista para 2022 com provável sede nos EUA e é uma reunião de alta representatividade entre nações do continente americano. Sobre a 8ª edição deste encontro buscamos a alternativa correta.
A) Este tema é recorrente no debate político sobre o continente americano onde nos tempos recentes uma grande onda de denúncias de corrupção e irregularidades motivaram processos de impeachment onde alguns seguiram até a remoção dos presidentes como no Brasil 2016, Paraguai 2012 e Peru 2020, até tentativas como as que envolveram o presidente norte-americano Donald Trump que por duas vezes foi julgado pelos deputados e senadores de seu país.
B) Estes temas são de grande importância para a sociedade de forma geral, mas são bem complexos para a diplomacia já que as visões sobre estes assuntos podem ser vista de forma diferente por cada país dificultando a criação de consensos e o debate em reuniões de cúpula.
C) Desenvolvimento sustentável é preocupação de toda a comunidade internacional contemporânea, mas crise econômica é um processo que afeta nos países de forma bem diferente o que dificulta que seja este o tema de uma reunião como a citada no texto.
D) Não há previsão por enquanto de acordo comercial que reúna interesses de todos os países americanos com a União Europeia.
E) A OMC possui fórum próprio para a realização de seus debates e não necessita da utilização de espaços como a Cúpula das Américas.
GABARITO DO PROFESSOR: A