SóProvas


ID
3140065
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, eliminar o corrompimento de dados em arquivos causado pela queda de energia ou pelo desligamento incorreto por parte do usuário, por exemplo, sempre foi uma tarefa complexa e algumas soluções são propostas. Quando o sistema é desligado incorretamente, o bit do cabeçalho do sistema de arquivos não é ajustado, então no próximo processo de carregamento do Linux, é verificado se o cabeçalho está com o bit de cabeçalho setado para indicar que o sistema de arquivos está consistente e não manipulável; caso não esteja, uma ferramenta verifica o sistema para buscar por erros. Tal ferramenta consegue prover resultados satisfatórios, mas a correção de erros pode levar muito tempo, algo inaceitável em aplicações críticas, e há situações que podem levar à perda das informações que estavam sendo gravadas no arquivo. Diante desses problemas, foi apresentada outra solução: a utilização de sistemas de arquivos com uma tecnologia que possui a capacidade de acompanhar as mudanças que são feitas no sistema de arquivos antes que realmente sejam efetivadas. Essas informações são capturadas e armazenadas em registros de log, antes que as mudanças efetivamente ocorram no sistema de arquivos e esses registros somente são eliminados quando as mudanças são feitas.


A ferramenta e a tecnologia mencionadas no texto são, correta e respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Aprendi isso na prática. Fsck e journaling. No Windows você pode usar o CHKDSK.
  • O comando fsck verifica e repara interativamente os sistemas de arquivos inconsistentes. Normalmente, o sistema de arquivos está consistente e o comando fsck apenas reporta o número de arquivos, os blocos utilizados e os blocos livres no sistema de arquivos. Se o sistema de arquivos estiver inconsistente, o comando fsck exibirá informações sobre as inconsistências localizadas e solicitará permissão para repará-las. Se nenhum FileSystem for especificado, todos os sistemas de arquivos serão verificados.

    Fonte:

    O Journaling é um serviço de log de atividade do sistema arquivos, ele registra as mudanças que serão feitas no sistema de arquivos e depois grava as mudanças no disco.

    Ele utiliza arquivos que guardam informações sobre outros arquivos (metadados) e arquivos com as mudanças que serão escritas no disco. Com isso mesmo que haja um desligamento indevido ou trava do sistema, o journal mantém informações suficientes para que o sistema de arquivos possa ser iniciado e posto quase no mesmo estado de quando foi fechado. Com isso quase não há perda de dados e diminui muito a necessidade de uso da ferramenta de checagem.

    Fonte:

  • Falou em é um log, (uma espécie de gravação de eventos em uma área específica do disco rígido.)

    Fica as alternativas A e D.

    D) Ext2: Suportava discos com até 2 TB e não suportava journaling. Porém, já era um avanço considerável do Ext.

    A) Fsck: "Este comando é usado para verificar e, opcionalmente, reparar um ou mais sistemas de arquivos."