SóProvas


ID
3140086
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Além dos fatores envolvidos na garantia de autoria, acesso e integridade do arquivo durante o processo de autenticação, há quatro esquemas de autenticação digital:


I. permite ao usuário acesso direto aos serviços de autenticação, possibilitando o acesso aos serviços específicos que precisa. A principal característica dessa configuração consiste na unificação das informações disponíveis no sistema de dados.

II. nesse esquema, o aplicativo mantém os dados que pertencem às credenciais do usuário. Essas informações geralmente não são compartilhadas com outros aplicativos. Esse é um esquema de alto risco devido à possibilidade de que a área de armazenamento de senhas seja comprometida.

III. é o esquema mais seguro, ideal para o uso do governo porque permite uma ampla gama de serviços. Usa um único mecanismo de autenticação envolvendo um mínimo de dois fatores para permitir o acesso aos serviços necessários e a capacidade de assinar documentos.

IV. esse esquema permite que cada usuário use as mesmas credenciais para acessar vários serviços. Cada aplicativo é diferente e deve ser projetado com interfaces com a capacidade de interagir com um sistema central para fornecer com êxito a autenticação para o usuário. Isso permite que o usuário acesse informações importantes e possa acessar chaves privadas que permitirão que ele assine documentos eletronicamente.


O esquema

Alternativas
Comentários
  • Autenticação local

    O esquema de autenticação local atribui ao aplicativo a capacidade de manter os dados pertencentes às credenciais do usuário. Com a utilização desse esquema, essas informações, em geral, não são compartilhadas com outros aplicativos, havendo, no entanto, a possibilidade de que o domínio de armazenamento de senhas seja prejudicado. Tal potencialidade torna o esquema de autenticação local altamente arriscada.

    Autenticação centralizada

    O esquema de autenticação centralizada possibilita que o usuário utilize uma mesma credencial para acessar variados serviços. Com essa configuração, sendo os aplicativos diferentes uns dos outros, há a projeção de interfaces que suportam a interação com um sistema central para o fornecimento eficiente da autenticação para o usuário. Esse formato de funcionamento possibilita o acesso do usuário a chaves privadas que o habilitam a assinar documentos de forma eletrônica.

    Autenticação global centralizada

    O esquema de autenticação global centralizada permite ao usuário ter acesso aos serviços específicos de que precisa, uma vez que a principal característica dessa configuração consiste na unificação das informações disponíveis no sistema de dados. Assim, o usuário de forma direta um mecanismo de autenticação responsável por gerir as autorizações de acesso e tem como base uma estrutura organizacional.

    Autenticação global e aplicativo da web

    O esquema de autenticação global e aplicativo da web possibilita a utilização de uma série de serviços de identificação e proteção digital, além de ser o mais seguro entre os quatro tipos existentes. Esse formato utiliza apenas um mecanismo de autenticação, de maneira a requerer o mínimo de dois fatores para conceder o acesso aos procedimentos de operação necessários e às funcionalidades de assinar documentos.

    Fonte: https://www.docusign.com.br/blog/o-que-e-autenticacao-digital/

  • Gabarito: C.