SóProvas


ID
314134
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos casos boderline há uma condição psíquica de estrutura com características específicas e peculiares. Entre elas está que:

Alternativas
Comentários
  • F60.3    Transtorno de personalidade com instabilidade emocional

    Transtorno de personalidade caracterizado por tendência nítida a agir de modo imprevisível sem consideração pelas conseqüências; humor imprevisível e caprichoso; tendência a acessos de cólera e uma incapacidade de controlar os comportamentos impulsivos; tendência a adotar um comportamento briguento e a entrar em conflito com os outros, particularmente quando os atos impulsivos são contrariados ou censurados. Dois tipos podem ser distintos: o tipo impulsivo, caracterizado principalmente por uma instabilidade emocional e falta de controle dos impulsos; e o tipo “borderline”, caracterizado além disto por perturbações da auto-imagem, do estabelecimento de projetos e das preferências pessoais, por uma sensação crônica de vacuidade, por relações interpessoais intensas e instáveis e por uma tendência a adotar um comportamento autodestrutivo, compreendendo tentativas de suicídio e gestos suicidas.

    Personalidade (transtorno da):

    ·    agressiva

    ·    “borderline”

    ·    explosiva

    Exclui:

    personalidade dissocial (transtorno da) (F60.2)
  • Kernberg e col. (Apud. Dal’Pizol, et. al., 2003) descrevem o funcionamento psicodinâmico borderline a partir de três critérios:
    difusão de identidade;
    nível de operações defensivas e
    capacidade de teste de realidade.
     
    A difusão de identidade caracteriza-se como falta de integração do conceito de self e de outros significativos. Ela mostra-se na experiência subjetiva do paciente como sensação de vazio crônico, contradição nas percepções sobre si e em atitudes contraditórias.
     
    Os mecanismos de defesa do ego mais utilizados são as defesas primitivas, centradas no mecanismo de clivagem. Para proteger o ego do conflito, recorrem à idealização primitiva, identificação projetiva, denegação, controle onipotente e desvalorização.
     
    Os portadores TP Borderline mantêm a capacidade de teste de realidade, mas possuem alterações na sua relação com a realidade: a realidade é adequadamente avaliada, mas o comportamento é inapropriado e incoerente com a avaliação da realidade.
     
    http://artigos.psicologado.com/psicopatologia/transtornos-psiquicos/personalidade-borderline
  • Muito bem! Então quer dizer que ter juízo crítico e senso de realidade  é bem específico e peculiar? Assim como nas pessoas normais.
    Sou a favor de filtro para questões mal  formuladas neste site....

  • Oi Samuel, tb errei esta questão, mas segundo o comentário de nosso colega entendi que os pacientes boderline conservam um juízo crítico e o senso de realidade porque eles tem consciência de que se comportam de forma inadequada apesar de não conseguir controlar os seus impulsos. 
  • No mesmo artigo, a autora faz uma citação que deixa a questão mais clara:
     

     

    "Segundo Zimerman (2004) todas as partes inerentes a parte psicótica da personalidade estão presentes, em algum grau e forma, nesses pacientes fronteiriços; mas conservam um juízo crítico e senso de realidade. Segundo o autor a raiz do estado psicótico borderline reside nas faltas e falhas ocorridas durante o desenvolvimento emocional primitivo, com a conseqüente formação de vazios.

    Fonte: http://artigos.psicologado.com/psicopatologia/transtornos-psiquicos/personalidade-borderline#ixzz2jFFOKw3E
    Psicologado - Artigos de Psicologia

  • a) o paciente boderline faz uso raro da defesa de dissociação dos distintos aspectos do seu psiquismo, que permanecem contraditórios ou em oposição entre si.

    "Zimerman (2004) destaca que no borderline a presença de sintomas de estranheza (em relação ao meio ambiente exterior) e de despersonalização (estranheza em relação a si próprio) estão intimamente ligados ao fato de que essas pessoas apresentam um transtorno do sentimento de identidade, o qual consiste no fato de que não existe uma integração dos diferentes aspectos de sua personalidade, e essa “não integração” resulta numa dificuldade que esse tipo de paciente tem de transmitir uma imagem integrada, coerente e consistente de si próprio. Zimerman destaca que esse tipo de estado mental decorre do fato de o borderline fazer uso excessivo da defesa da clivagem (dissociação) dos diferentes aspectos de seu psiquismo, que permanecem contraditórios ou em oposição entre si, de modo que ele se organiza como uma pessoa ambígua, instável e compartimentada. Tendem a sentir uma ansiedade difusa e uma sensação de vazio."

    b) há a presença de uma sensação de ansiedade sem sensação de vazio, que acompanha uma neurose unisintomática.

    "Zimerman (2004) nomeia-os como portadores de uma “neurose polissintomática”, onde esses pacientes recobrem suas intensas angústias depressivas e paranóides com uma fachada de sintomas ou de traços caracteriológicos, de fobias diversas, manifestações obsessivo-compulsivas, histéricas, narcisistas, somatizadoras, perversas, etc. todas podendo ser concomitantes ou alternantes."

    Fonte: http://artigos.psicologado.com/psicopatologia/transtornos-psiquicos/personalidade-borderline#ixzz2jFK5OPqP
    Psicologado - Artigos de Psicologia

  • Afff ...vamos formular melhor as questões. Tem duas respostas iguais caramba.