SóProvas


ID
3141418
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.

     

     Em 20.06.2018, após ter sua gravidez confirmada, A.A., 37 anos, casada, compareceu à USF para a primeira consulta de pré-natal. Ao realizar o histórico de enfermagem, o enfermeiro foi informado que o primeiro dia da sua última menstruação fora 29.01.2018 e que seus ciclos menstruais eram regulares, a cada 28 dias. A gestante afirmou que era imigrante de um país da América do Sul, havia chegado ao município há cerca de 30 dias e que, ao entrar no Brasil em dezembro de 2017, havia recebido a vacina contra o sarampo, desconhecendo ter recebido qualquer outra vacina em seu país de origem. Ao exame físico, o enfermeiro não observou anormalidades. Após realização dos testes rápidos, o enfermeiro constatou que o resultado era reagente para sífilis e não reagente para o HIV. Questionada, a gestante informou desconhecer ser portadora de sífilis e nunca ter sido tratada para essa doença.

No que diz respeito à imunização, de acordo com o calendário de vacinação para o estado de São Paulo (2017), o enfermeiro deverá encaminhar a gestante para a sala de vacinas para receber a

Alternativas
Comentários
  • Gestantes com início de esquema de vacinação tardio devem receber a dTpa na primeira ou segunda visita, se necessário, complementar o esquema com dT. Caso a vacina dTpa não tenha sido administrada durante a gestação, administrá-la no puerpério.

  • QUESTÃO SEM GABARITO

    A gestante em questão não possui conhecimento sobre vacinas aplicadas em seu País de origem. Sendo assim, precisará começar esquema vacinal para hepatite B; dT e influenza em dose única.

    Hepatite B: 3 doses (0, 30 dias, 6 meses)

    dT: 2 doses (intervalo mínimo entre doses 30 dias) e 10/10 anos

    • dTpa: 1 dose (terminar o esquema com dTpa)

    Influenza: imediatamente

  • A questão não comenta sobre o teste rápido para sífilis que deu positivo

    TESTE TREPONÊMICO DEU REAGENTE? SIM? deve-se realizar um teste Não treponêmico para confirmar o diagnóstico de sífilis primária e definir conduta.

    Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2015/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-atencao-integral-pessoas-com-infeccoes

    Página 65