-
De acordo com o artigo: CRISE CONVULSIVA RELATO DE UM TREINAMENTO
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 10% da população sofre de crise convulsiva, caracterizada por movimentos desordenados, repetitivos e rápidos por todo o corpo podendo ser acompanhado de inconsciência, liberação dos esfíncteres anal e vesical,aumento da salivação e ranger dos dentes, que são sintomas que normalmente assustam as pessoas, se observar que o ambiente escolar é um local onde a grandes estímulos para ocorrência de tal e também é propicio para a disseminação de informação sobre o assunto. Portanto este artigo tem por objetivo realizar a revisão bibliográfica das causas da crise convulsiva e relatar um treinamento ocorrido em uma escola de ensino médio e técnico do interior do Estado de São Paulo onde foi possível a capacitação dos alunos para que possam prestar atendimento a pessoas que sofrem de crise convulsiva.
https://www.mastereditora.com.br/periodico/20170905_173627.pdf
-
GABARITO A)
De acordo com Brunberzinha <3...
CONVULSÕES: Episódios de atividade motora, sensorial, autônomima ou psíquica (ou junção) que resulta da descarga súbita e excessiva de neurônios cerebrais.
EPILEPSIAS: Convulsões recorrentes não provocadas. (2 ou mais crises de convulsões)
ESTADO DE MAL EPILÉTICO: Série de crises generalizadas, que ocorre sem recuperação completa da consciência entre as crises, tem pelo menos 30 minutos de duração, e considerada uma emergência
-
Epilepsia é um transtorno neurológico crônico em que o paciente apresenta crises epilépticas recorrentes sem a pronta identificação de fatores causais como febre, distúrbios hidroeletrolíticos, intoxicações, AVC, TCE, meningite e anoxia. Nessas situações, o paciente pode apresentar uma crise epiléptica reativa, o que não significa que tenha ou que vá desenvolver epilepsia.
A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos e se expressa por crises epilépticas repetidas. Alternativa A está correta.
O estado de mal epiléptico são crises que duram mais de 5 minutos ou crises que recorrem sem a completa recuperação da consciência. Alternativa B está errada.
A crise generalizada tônico-clônica (CGTC) costuma durar entre 2 a 20 segundos. Alternativa C está incorreta.
A palavra myoclonus deriva do grego myo (músculo) e clonus (perturbação, inquietação). Crises mioclônicas são contrações musculares breves, súbitas, semelhantes a choques. A crise mioclonica na desenvolve os sintomas aprestnados pela alternativa D, portanto está errada.
O objetivo de evitar a mordedura na lingua é para evitar laceração, não tem relação com broncoespamo. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Yacubian, Elza Márcia Targas. Kochen, Silvia. Crises epilépticas / Elza Márcia Targas Yacubian, Silvia Kochen. – São Paulo : Leitura Médica Ltda., 2014.