SóProvas


ID
3142273
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Roraima virou o principal destino no Brasil de quem foge da crise econômica e política no país. Nos registros da Polícia Federal, mais de 24 mil entraram no estado nos dois primeiros meses deste ano. A prefeitura de Boa Vista calcula que 40 mil estejam vivendo na capital, inclusive em abrigos e praças. O governo de Roraima afirma que não tem condições de lidar com a entrada de tantos no estado.

(G1, 13 abr.18. Disponível em: <https://goo.gl/zf44Ca>. Adaptado)

O texto aborda a condição de imigrantes de origem

Alternativas
Comentários
  • Graves crises humanitárias como a que ocorre hoje na fronteira do Brasil em Roraima são objeto frequente de questão de prova. O texto de apoio aborda a questão migratória em Roraima e o enunciado busca a opção correta sobre a origem dos imigrantes.

    A) Com básicos conhecimentos de Geografia Escolar é possível associar a localização do estado de Roraima  com a fronteira do Brasil com a Venezuela de onde grande quantidade de pessoas tem vindo com o objetivo de fugir das deterioradas condições de vida nos últimos anos. Alternativa correta. 

    B) O Brasil já recebeu grande fluxo de haitianos alguns anos atrás em função da participação brasileira na força de paz da ONU naquele país. Os haitianos chegavam a América do Sul por terra e entravam o Brasil principalmente pelo Acre.  

    C) O Brasil possui extensa fronteira com a Bolívia de onde vem grande quantidade de imigrantes. Porém na Bolívia não há nesse momento crise humanitária que justifique a migração, sendo esta relacionada a melhores oportunidades de trabalho por aqui e a existência de amigos a parentes que migraram antes e que podem ajudar na alocação e adaptação do recém chegado.

    D) Não há grave crise no Peru e tampouco forte fluxo de imigrantes entre os dois países. 

    E) Na Colômbia há graves episódios de violência relacionada ao narcotráfico, guerrilhas e grupos paramilitares mas esses conflitos são localizados e não possuem extensão suficiente para causar uma  migração em massa de lá para o Brasil.  



    Gabarito do professor: A.