SóProvas


ID
3143080
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Roraima virou o principal destino no Brasil de quem foge da crise econômica e política na Venezuela. Nos registros da Polícia Federal, mais de 24 mil entraram no estado nos dois primeiros meses deste ano. A prefeitura de Boa Vista calcula que 40 mil estejam vivendo na capital, inclusive em abrigos e praças. O governo de Roraima afirma que não tem condições de lidar com a entrada de tantos venezuelanos no estado.

                          (G1, abr. 2018. Disponível em:<https://goo.gl/zf44Ca> . Adaptado)


A situação descrita no trecho levou o governo estadual de Roraima a solicitar

Alternativas
Comentários
  • A imigração vem aumentando por todo o mundo e a imprensa por todo o mundo já utiliza a expressão crise migratória quando o fluxo de pessoas que cruzam uma fronteira nacional sai do controle. O texto aborda a situação do estado de Roraima no Norte do Brasil que faz fronteira com a Venezuela que passa por profunda crise política e econômica. O enunciado questiona sobre a medida solicitada pelo governo estadual para lidar com o problema.

    A) Esta medida já foi usada anteriormente no estado do Acre quando da crise migratória envolvendo haitianos que foram enviados para outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro como forma de não negar a eles sua permanência do Brasil mas contornar a falta de estrutura para lidar com o fluxo de pessoas num estado de pequena população e oportunidades de emprego.

    B) O fechamento da fronteira foi requisitado pelo governo estadual como forma de conter o fluxo constante de venezuelanos que a cruzam com objetivo de conseguir refúgio em território brasileiro e fixar residência. Como a maioria não dispõe de recursos para atingir outros estados estavam sobrecarregando os sistemas de assistência social do estado que de fato obteve o fechamento da fronteira por ação da justiça federal que a concedeu na mesma época. AFIRMATIVA CORRETA

    C) Intervenção militar na segurança pública é caso de forças estaduais não serem o suficiente para garantir a lei e a ordem local como no recente caso da greve de policiais no Ceará onde foi necessária. 

    D) A expulsão segundo a legislação brasileira é apenas para casos de estrangeiros que cometem crimes em território nacional cumprem suas penas e são expulsos e não deve ser confundida com deportação que é só o envio de imigrante ilegal de volta para seu país de origem.

    E) Com a crise econômica venezuelana sua moeda tem pouquíssimo valor sendo várias transações cotidianas realizadas em dólar ou mesmo em reais nas cidades próximas à fronteira.

    Considerações Finais:

    A fronteira com a Venezuela para além da crise migratória tornou-se foco de tensão devido também a hostilidade entre os dois governos sendo que o Brasil sequer reconhece o atual presidente como chefe de governo concedendo esse status ao seu opositor. Por conta dessa complexa situação diplomática essa fronteira já foi fechada outras vezes encontrando-se atualmente fechada por conta da pandemia de COVID19 
     
    Gabarito: B