SóProvas


ID
31456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre os instrumentos legais do Regime Militar no Brasil, os atos
institucionais destinavam-se ao fortalecimento do Poder
Executivo. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os itens
seguintes.

O Ato Institucional n.º 5 deu impulso à repressão a movimentos e lideranças de esquerda.

Alternativas
Comentários
  • Atravé do AI 5 deu inicio aos anos de repressão a sociedade opositora do sistema autoritários dos militares no Brasil,fechando o congresso nacional e perseguição a quem mantinha qualquer tipo de ideologia esquerdista,sendo os líderes estudantis,maiores vítimas deste ato institucional!
  • AI-5 = 13/12/1968 = deu ao presidente plenos poderes para cassar mandatos, suspender direitos políticos, demitir e aposentar juízes e funcionários; acabou com a garantia do habeas-corpus; ampliou e endureceu a repressão policial e militar.
  • A questão está correta. O AI 5 representou uma verdadeira destruição da democracia. Foi totalmente proíbido qualquer manifestação popular de caráter político. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, e toda e qualquer tipo de fonte de expressão intelectual foram censuradas. Ou seja, o restinho de democracia que ainda havia foi descartado de vez.  Os atos intitucionais anteriores tinham um prazo, o AI 5, não. Dava total poder ao Presidente da República para fazer o que bem quisesse, extinguir mandatos, suspender direitos (foi suspenso o direito a habeas corpus), fechar Congresso Nacional. Foi confrotado violentamente qualquer tipo de oposição ao governo, como já ocorria. Não existia mais a palavra democracia depois desse ato.
  • AI 5 aumento do poder executivo, limitação das liberdades individuais, suspensão do habeas corpus.

    controle de tudo que é falado.

  • Ato Institucional Número Cinco (AI-5) foi o quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar nos anos que se seguiram ao golpe de estado de 1964 no Brasil. Os atos institucionais foram a maior forma de legislação durante o regime militar, dado que, em nome do "Comando Supremo da Revolução" (liderança do regime), derrubaram até a Constituição da Nação, e foram aplicadas sem a possibilidade de revisão judicial.

    O AI-5, o mais duro de todos os Atos Institucionais, foi emitido pelo presidente Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968. Isso resultou na perda de mandatos de parlamentares contrários aos militares, intervenções ordenadas pelo presidente nos municípios e estados e também na suspensão de quaisquer garantias constitucionais que eventualmente resultaram na institucionalização da tortura, comumente usada como instrumento pelo Estado.