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ID
314611
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere:

I. Sequência, decisão e iteração são as estruturas necessárias e suficientes para o desenvolvimento da programação de computadores.

II. Uma sequência de passos, incluindo a forma como os dados serão armazenados no computador, permitindo que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva.

III. Cada instrução é traduzida para uma representação interna e interpretada pela simulação de funcionamento do processador, o que torna mais rápido o ciclo escrita-execução-modificação.

IV. A sua aplicação divide e estrutura o algoritmo em partes fechadas e coerentes para evitar a repetição de uma sequência de comandos que é utilizada em várias partes do programa.

Em relação à programação de computadores, as definições contidas nos itens I, II, III e IV correspondem, respectivamente, à programação

Alternativas
Comentários
  • Programação estruturada é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequênciadecisão e interação;
    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_estruturada

     


    Modularização em tecnologia da informação é um conceito onde o sistema ou software é divido em parte distinta. Compõe o ferramental necessário para um programa mais legível com uma melhor manutenção e melhor desempenho por meio da programação estruturada.
    Pode se caracterizado da seguinte forma: Elemento separadamente endereçável do sistema, menor parte do sistema que realiza uma função completa independente de outras funções, conjunto de instruções de um programa que pode ser chamado por um nome, sendo ideal que para os outros módulos seja uma caixa preta.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_modular
  • Vale ressaltar que apesar de o texto da wikipedia mencionar a palavra INTERAÇÃO, o correto é mesmo ITERAÇÃO (ou seja, repetição), conforme a terminologia original (em ingês): sequence, selection, and repetition.
    (Fonte: 
    http://en.wikipedia.org/wiki/Structured_programming)

  • Programação  procedural  -  A  programação  funcional  é  baseada  em funções  e  tipos,  como  listas  e  árvores.  Baseia-se  no  conceito  de  chamadas  a procedimentos,  em  que  cada  procedimento  contém  um  conjunto  de  passos computacionais  a  serem  executados.  Desde  modo,  o  programa  é  montado  a partir  de  uma  seleção  organizada  de  procedimentos  (funções)  e  variáveis.  A língua ancestral funcional foi LISP, que demonstrou que programas significativos poderiam ser escritos sem recorrer a variáveis e atribuição. 


    Programação estruturada – É uma forma de programação que preconiza que  todos  os  programas  possíveis  podem  ser  reduzidos  a  apenas  três estruturas:  sequência,  decisão  (ou  seleção)  e  repetição  (ou  iteração).  Ainda  é um estilo bastante influente de programar entre as linguagens atuais. 


    Programação lógica – Uma forma de programar fortemente baseada em lógica  de  predicados.  Prolog  é  sua  linguagem  de  origem,  e a  mais  popular  do ramo até os dias de hoje. 


    Programação orientada a objetos – Estilo de programação que procura abstrair  conceitos  do mundo real  como objetos  e  retratar  suas  iterações  como métodos. 


    (Professor Victor Dalton)
  • Vamos analisar as definições I, II, III e IV.

    ⦁ Sequência, decisão e iteração são as estruturas necessárias e suficientes para o desenvolvimento da programação de computadores.

    Estruturas de sequência são o fluxo normal de execução das instruções na ordem em que aparecem, sequencial. Estruturas de decisão são o se-então, se-então-senão e o caso-selecione. Estruturas de iteração são as repetições que estudamos. Essas são as estruturas necessárias e suficientes para a programação estruturada.

    ⦁ Uma sequência de passos, incluindo a forma como os dados serão armazenados no computador, permitindo que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva.

    Definição de algoritmo.

    ⦁ Cada instrução é traduzida para uma representação interna e interpretada pela simulação de funcionamento do processador, o que torna mais rápido o ciclo escrita-execução-modificação.

    Característica de linguagens de programação interpretadas.

    ⦁ A sua aplicação divide e estrutura o algoritmo em partes fechadas e coerentes para evitar a repetição de uma sequência de comandos que é utilizada em várias partes do programa.

    Está falando de modularização de código por meio de procedimentos.

    Resposta: E

  • Vamos analisar as definições I, II, III e IV.

    (I) Sequência, decisão e iteração são as estruturas necessárias e suficientes para o desenvolvimento da programação de computadores.

    Estruturas de sequência são o fluxo normal de execução das instruções na ordem em que aparecem, sequencial. Estruturas de decisão são o se-então, se-então-senão e o caso-selecione. Estruturas de iteração são as repetições que estudamos. Essas são as estruturas necessárias e suficientes para a programação estruturada.

    (II) Uma sequência de passos, incluindo a forma como os dados serão armazenados no computador, permitindo que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva.

    Definição de algoritmo.

    (III) Cada instrução é traduzida para uma representação interna e interpretada pela simulação de funcionamento do processador, o que torna mais rápido o ciclo escrita-execução-modificação.

    Característica de linguagens de programação interpretadas.

    (IV) A sua aplicação divide e estrutura o algoritmo em partes fechadas e coerentes para evitar a repetição de uma sequência de comandos que é utilizada em várias partes do programa.

    Está falando de modularização de código por meio de procedimentos.

    Resposta: E