SóProvas


ID
314641
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É embasado na idéia de desenvolvimento de uma implementação inicial, expondo o resultado aos comentários do usuário e refinando esse resultado por meio de diversas versões, até que seja desenvolvido um sistema adequado. No âmbito do processo de software, trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Segundo Sommerville (Engenharia de Software 6 ed), o desenvolvimento evolucionário tem como base a idéia de desenvolver uma implementação inicial, expor o resultado ao comentário do usuário e fazer seu aprimoramento por meio de muitas versões, até que um sistema adequado tenha sido desenvolvido.
  • Alguem me corrija mas no pressman 7. edicao pg 65 diz:

    modelo espiral. o modelo espiral é um modelo de processo de software evolucionário que acopla a natureza da prototipação com aspectos sistemáticos e controlados do modelo cascata.

    a resposta D é mais específica que a A.
  • Procede seu comentário. Fiquei em dúvida na (A) e (D).

    A única coisa que vejo é que todo desenvolvimento em espiral é desenvolvimento evolucionário; no entanto, o inverso não é verdade. Prototipagem e o Modelo de Desenvolvimento Concorrente tbm são abordagens evolucionários.

    Como, infelizmente, o objetivo é dançar conforme a música que a banca (FCC) toca, precisamos escolher uma delas!
  • "O desenvolvimento incremental é baseado na ideia de desenvolver uma implementação inicial, expô-la aos comentários dos usuários e continuar por meio da criação de várias versões até que um sistema adequado seja desenvolvido."

    Livro Engenharia de Software ed. 9, Sommerville, pg. 21.

    A resposta correta não está entre as opções listadas.
  • Pessoal, vamos nos lembrar que o desenvolvimento espiral faz parte do modelo evolucionário de desenvolvimento de software, e que ele não libera versões como diz a questão. Ele evolui o desenvolvimento em etapas definidas até a entrega.
  • Rodrigo,
    Segundo a página 65 da 7a edição do Pressman, o desenvolvimento em espiral libera, sim, versões. Confira.
  • Pessoal, o modelo espiral é iterativo (divide o processo de denvolvimento em iterações) e incremental, mas vejam que os incrementos gerados nesse modelo obedecem duas regras: 

    1) eles não, obrigatoriamente, incrementos operacionais do software. Podem ser partes da modelagem ou do projeto, por exemplo.

    2) os incrementos gerados não são entregues para os clientes; (ver texto explicativos abaixo)

    "É importante ressaltar que as diversas voltas na espiral são utilizadas para se construir as partes do produto, mas essas partes intermediárias e ainda incompletas do produto não são entregues ao cliente. Essa abordagem é utilizada apenas para a redução dos riscos e para o enfoque maior naquilo que é mais importante/complexo/crítico no sistema. O modelo de ciclo de vida chamado incremental, apesar de ser baseado no modelo espiral, apresenta uma leve e sutil diferença: a entrega das partes para o cliente. (e essas partes DEVEM ser operacionais - software funcionando)".

    Assim, já não poderia ser a alternativa D, já que a questão deixa claro que os usuários avaliam as entregas parciais. Mas, como em momento algum a questão restringe que o entrega deve ser de um incremento operacional, o modelo de desenvolvimento evolucionário não está descartado, já que está faz entregas parciais aos usuários/clientes. Seria a alternativa A a correta, então.

    O ponto estranho é que tanto Pressman como Sommerville colocam o desenvolvimento espiral como um modelo evolucionário. Porém, a compreensão deve ser que o modelo espiral é iterativo e gera incrementos nao entregáveis, o que não faz dele um modelo fora do conceito de evolucionário. Esse é o ponto estranho!

    Espero não ter confundido mais que ajudado! kkk

  • Modelo evolucionário > Modelo espiral