SóProvas


ID
3146863
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa de prestação de serviços de transporte vendeu à vista, em dezembro de 2018, uma passagem para uso no mês de março de 2019. Caso o cliente desista de fazer a viagem, ele terá direito a ressarcimento do valor pago e, caso deseje mudar a data, deverá pagar a diferença para a tarifa em vigor na data da mudança. O registro da operação de venda da passagem será feito a crédito de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O cliente ainda não viajou, portando, devem ser consideradas em Adiantamentos de Clientes no Passivo Circulante. Uma obrigação da empresa.

  • Regime de competência.... reconhecerá a receita apenas em março quando efetivamente o cliente viajar.

  • Gab. C

    Regime de Competência: Nesse regime, as RECEITAS são consideradas GANHAS quando uma mercadoria ou produto ou serviço são prestados, independentemente de o valor ter sido recebido, e as DESPESAS, como INCORRIDAS para fins de registro, quando concretizadas, independentemente de terem sido pagas.

    Uma RECEITA recebida antecipadamente não é considerada uma RECEITA, mas, sim, uma DÍVIDA, porque não foi ganha. Dizemos que é uma receita a apropriar (a ganhar). Receita Antecipada: conta patrimonial - passivo.

    Uma DESPESA paga antecipadamente não é uma DESPESA do período, é um DIREITO que deve ser registrado no ATIVO.

    (Contabilidade Geral e Avançada - Eugênio Montoto).

  • A empresa recebeu dinheiro e adquiriu uma obrigação que deverá ser considerada em Adiantamento de Clientes no Passivo Circulante.