SóProvas


ID
3147343
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder a questão, leia atentamente o relato a seguir.


M. O., gestante com 26 semanas de idade gestacional, ao acompanhar sua mãe em consulta na unidade básica de saúde (UBS), solicitou que a auxiliar de enfermagem (AE) aferisse sua pressão arterial. Sabendo que a usuária possuía gatos em casa, a AE, ao realizar o procedimento, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância em adotar as medidas de prevenção da toxoplasmose.

Além de evitar o contato com as fezes dos gatos, as medidas de prevenção da toxoplasmose compreendem, entre outros itens,

Alternativas
Comentários
  • EVITAR A INGESTÃO DE CARNES CRUAS, MAL COZIDAS OU MAL PASSADAS.

  • O Toxoplasma gondii, agente etiológico da toxoplasmose, é um protozoário intracelular obrigatório que apresenta ciclo evolutivo com três formas principais sendo todas elas dotadas de competência para realizar a infecção:

    taquizoítos (que ocorrem na fase aguda ou na reagudização da doença e são capazes de atravessar a placenta e infectar o feto);

    bradizoítos (que se encontram nos tecidos dos seres humanos e de todos os animais infectados pelo protozoário) e

    esporozoítas que se encontram dentro dos oocistos (formados exclusivamente no intestino dos felinos, seu hospedeiro definitivo). 

    O oocisto é a forma de resistência do parasito presente no meio ambiente, podendo ficar viável e infectivo por períodos superiores a um ano no solo ou em fontes de água doce ou salinizada.

    Em humanos a principal causa da infecção é o consumo de carne contaminada sem processamento térmico adequado.

    FONTE: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_notificacao_investigacao_toxoplasmose_gestacional_congenita.pdf

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Doenças Infecciosas e parasitárias.

    Segundo o Ministério da Saúde, as principais vias de transmissão da toxoplasmose são a Via oral (ingestão de alimentos COMO CARNE e água contaminados) e Congênita (transmitido de mãe para filho durante gestação.

    Além de evitar o contato com as fezes dos gatos, as medidas de prevenção da toxoplasmose compreendem, entre outros itens, através de ações de educação em saúde, principalmente manter higiene alimentar e cozimento adequado de alimentos como carnes e outros crus ou mal cozidos e sem a higiene necessária.

    A) INCORRETO. Colocar telas em janelas. Evitará a entrada de animais, mas a contaminação em alimentos pode acontecer.

    B) INCORRETO. Usar repelentes durante o dia. Não existe transmissão através de picada de insetos.

    C) INCORRETO. Consumir leite e seus derivados, in natura, sem qualquer tipo de processamento industrial. Esse tipo de transmissão pode acontecer de forma acidental. Mas não é a principal forma de contaminação e não é uma recomendação geral para evitar a doença.

    D) INCORRETO. Evitar banhar-se em represas e lagoas de água doce. Não há transmissão por contato com a água.

    E) CORRETO. Evitar a ingestão de carnes cruas, malcozidas ou malpassadas.

    GABARITO DO PROFESSOR: Letra E.