SóProvas


ID
3149434
Banca
VUNESP
Órgão
Transerp - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos livros de escrituração contábil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ITG 2000

    14. No Livro Diário devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e

    referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que

    provoquem variações patrimoniais.

  • Segundo o Código Civil no Livro Diário, que é obrigatório, serão lançadas cronologicamente, com individualização, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.

    Por outro lado, o Livro Razão irá detalhar os lançamentos efetuados no Livro Diário. É um livro facultativo, pela legislação comercial, mas obrigatório pelo Regulamento do Imposto de Renda àquelas empresas obrigadas a declarar com base no Lucro Real. A Resolução CFC n° 1.330/2011 também elenca sua obrigatoriedade de escrituração. Segundo o Regulamento do Imposto de Renda "estão dispensados de registro ou autenticação o Livro Razão".

    Com isso, correta a alternativa D.

  • ERRO DA LETRA "E"

    "no Livro Diário e Razão devem ser registrados o registro público competente."

    Se inverter a posição o "no" e do "o" a alternativa fica correta:

    os Livro Diário e Razão devem ser registrados no registro público competente

  • Questão sobre escrituração contábil e os livros contábeis obrigatórios.

    Conforme Montoto¹, os livros utilizados pelas organizações para realizar suas escriturações de forma ampla estão subdivididos em quatro tipos:

    - Livros Fiscais;
    - Livros Societários;
    - Livros Trabalhistas;
    - Livros Contábeis.

    Os livros contábeis são o que nos interessam aqui, são aqueles que servem de base para o registro dos fatos contábeis, os quais estão normalizados pelo Conselho Federal de Contabilidade em diversas normas e são exigidos tanto pela legislação comercial como fiscal, no caso das empresas. Os principais livros são:

    - Diário;
    - Razão;
    - Livro de Registro de Duplicatas;
    - Contas correntes;
    - Caixa.

    Atenção! Nesse rol temos livros obrigatórios e facultativos, a depender da natureza jurídica da entidade e consequentemente da legislação aplicável.

    Com essa revisão, já podemos analisar cada uma das alternativas:

    A) Errado, segundo a legislação comercial, aplicada em empresas, no geral os únicos livros obrigatórios são o Livro Diário e o Razão, segundo os itens 9 e 10 da ITG 2000. O Livro de Registro de Inventário de Mercadorias não é obrigatório.

    B) Errado, o livro caixa é um livro auxiliar, porque registra fatos que envolvem movimentação de dinheiro, mas não somente operações de compra e venda. Qualquer tipo de operação que gere modificação contábil no caixa é registrada.

    Dica! Esse livro é obrigatório para empresas optantes pelo lucro presumido (Lei n.º 8.541/92).

    C) Errado, as empresas de economia mista não estão dispensadas de escriturar o Livro de Registro de Entrada de Mercadorias.

    O Livro de Registro de Entradas e Saídas de Mercadorias e o respectivo Livro de Apuração, são livros exigidos pelos fiscos estaduais, com vistas ao correto registro das mercadorias e posterior apuração dos créditos dos impostos regidos pela não-cumulatividade.

    Assim como as demais pessoas jurídicas de direito privado do mercado, as empresas de economia mista, em regra, devem recolher tributos, como por exemplo, o ICMS. Por isso, são estão dispensadas de escriturar o Livro de Registro de Entrada de Mercadorias.

    D) Certo, conforme a ITG 2000:

    "14. No Livro Diário devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais."

    E) Errado, o registro público competente não é registrado no Livro Diário e Razão. No livro Diário e Razão são registrados fatos contábeis.

    Atenção! Tirando esse erro de português. Segundo a ITG 2000, esses livros obrigatórios, quando exigível por legislação específica, deverão ser autenticados no registro público ou entidade competente. Fiquem atentos ao texto e contexto! O antigo RIR/99, por exemplo, liberava o livro Razão do registro ou autenticação, mas essa disposição está atualmente revogada.


    Fonte:
    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5ª ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018. p. 178.


    Gabarito do Professor Letra D.
  • Diego Lima de Oliveira. Existe o erro de português, mas não é o motivo de a questão estar errada, e sim o fato de o livro Razão dispensar registro público na junta comercial, ao contrário do livro Diário que exige o registro. ps.: em caso de escrituração digital, ambos são obrigatórios.