SóProvas


ID
3149446
Banca
VUNESP
Órgão
Transerp - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os custos indiretos são apropriados aos produtos e serviços por rateio ou estimativas. Normalmente, seria aplicado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.

    Outros custos indiretos: são os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc

    (portal da cont)

  • Prédio da administração central é despesa

    GABARITO E.

    Banca não alterou o recurso

    Professor do TEC revoltado com o gabarito tb.

  • Em que pese a discussão sobre a diferença entre custo e despesa, o fato é que o único item que pode ser rateado aos produtos/serviços é o seguro das instalações.

  • Ao meu ver a alternativa correta é a letra "E".

    A letra "A" já diz tudo, é uma despesa tanto no custeio por absorção como no variável, é custeio fixo e vai direto para a conta de resultado.

    A depreciação das maquinas está atrelada a da fabrica, medidas juntas. O professor Eliseu Martins em seu livro de contabilidade de custo, 11ª edição, considera dessa forma. A não ser que a depreciação não seja pelo método linear, pois nesse a parcela é fixa.

  • Gabarito: Letra E

    Ao seguro das instalações prediais da administração central da empresa ~> Despesa.

    À matéria-prima. ~> Custo Direto.

    À mão de obra utilizada na fabricação. ~> Custo Direto.

    Às embalagens utilizadas no processo de produção. ~> Custo Direto.

    A depreciação da máquina usada na produção. ~> Custo Indireto.

  • gabarito é letra A. O enunciado pede algo que necessita de rateio. A depreciação de uma máquina não é rateada pois já se sabe a quem pertence. Depreciação também pode ser considerada despesa. Porém, rateio é definido como divisão do custo daquilo que não pode ser divisível. O seguro contempla o prédio todo, logo é impossível determinar a quem pertence. A depreciação é diretamente atribuível a uma máquina.

  • Vunesp tá "CESPIANDO" .......................................... Pelo AMOR DE DEUS......

    Bons estudos.

  • Caso queira receber uma apostila gratuita com os principais pontos de Contabilidade de Custos, é só me encaminhar o pedido através do e-mail abaixo e no assunto escrever APOSTILA GRATUITA CONTABILIDADE DE CUSTOS

    susana.oliveira060768@gmail.com

  • Questão sobre a classificação em custos diretos e indiretos em relação ao produto.


    Antes de entrarmos na classificação dos custos, é importante conhecermos alguns termos técnicos no contexto de contabilidade de custos:

    a) Gasto — Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
    Exemplos: Gasto com mão-de-obra, com aquisição de mercadorias para revenda, com energia elétrica, com aluguel, etc.

    b) Custo — Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
    Exemplos: Matéria-Prima utilizada no processo produtivo, combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas de uma fábrica, salário dos seguranças em uma empresa de vigilância, etc.

    c) Despesa — Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
    Exemplos: Salários e encargos sociais do pessoal de vendas; Salários e encargos sociais do pessoal do escritório de administração, energia elétrica consumida no escritório, etc.

    Pois bem, os custos de produção, podem ser classificados da seguinte forma:
    - custos diretos (matéria-prima, mão de obra direta, embalagens etc.);
    - custos indiretos (funcionários de limpeza e segurança da fábrica, etc)

    Os custos diretos são aqueles que podem ser diretamente associados ao objeto de custeio sem o uso de modelos matemáticos de rateio (critérios de rateio). De forma simples, isso ocorre porque é possível verificar diretamente quanto de embalagem gastei na fabricação do meu produto A. Mas é difícil de verificar quanto gastei com limpeza e segurança da fábrica, produzindo cada produto (A, B ou C).

    Nesse segundo caso, precisamos apropriar esses custos indiretos utilizando algum critério, por rateio ou estimativas, utilizando modelos matemáticos que nos ajudam a reduzir a arbitrariedade na apropriação.


    Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas:


    A) Certo, segundo a banca. Conforme a doutrina, o seguro das instalações prediais da administração central da empresa é uma despesa, pois não está diretamente relacionado ao processo produtivo. Entretanto, ainda que seja uma despesa, é possível que seja apropriada aos produtos e serviços por rateios e estimativas, por exemplo, utilizando o método ABC.
    Essa é a única explicação que vejo para o gabarito da questão. Ela não afirma que esse seguro é um custo indireto, mas sim que pode ser apropriado “normalmente" por rateio ou estimativas. Realmente pode.
    De qualquer forma, esse raciocínio também se aplicaria a alternativa E, que pode ser considerado um custo indireto, como veremos. Por isso, o melhor caminho seria a anulação da questão, ou troca de gabarito, ao meu ver.


    B) Errado, matéria-prima é um custo direto, não necessita de critérios de rateio.


    C) Errado, a mão de obra utilizada na fabricação (direta) é um custo direto, não necessita de critérios de rateio.


    D) Errado, embalagens utilizadas na produção é um custo direto, não necessita de critérios de rateio


    E) Errado, segundo a banca. A depreciação de máquinas pode ser considerado um custo direto ou indireto, dependendo da sua forma de contabilização. Darei dois exemplos:

    Se o método de depreciação é linear, em uma empresa que produz diversos produtos com a mesma máquina, então o custo será indireto e deverá ser apropriado por meio de critérios de rateio.
    Se o método de depreciação for por unidades produzidas do Produto A, o custo então será direto e deverá ser diretamente apropriado ao produto A.
    Repare que é plenamente possível apropriar aos produtos e serviços, por rateio, os custos de depreciação. Logo, essa alternativa também está certa, por esse ângulo. Por isso, o melhor caminho seria a anulação da questão.   


    Gabarito do Professor: Anulada
    Gabarito da Banca: Letra A

    Fonte:

    ¹Martins, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos / Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo : Atlas, 2003.
  • VUNESP MAIS UMA VEZ INVENTANDO MODA... KKK

    -Seguro do prédio administrativo= DESPESA

    -depreciação de máquina usada na produção (caso produzir mais de um produto) - RATEIO

  • alternativa totalmente descabida. Assassinou toda a doutrina de custos.

  • O Motivo da depreciação da máquina ser rateado é simples: Empresas industriais, em geral, não produzem um único produto. Como produzem vários produtos diferentes com a mesma máquina, a depreciação deverá sim ser rateada.

    Também acredito que o Gabarito seja letra E