A - O tratamento de pacientes com diverticulite aguda e abscesso depende do tamanho e localização do abscesso e das condições clinicas do paciente. O tratamento conservador para abscesso pequeno e pericólico é realizado por meio de antibioticoterapia sistêmica, podendo o tratamento cirúrgico ser realizado em condições eletivas.
B - Para os abscessos maiores reservam-se a drenagem percutanea ou o tratamento cirúrgico. A punção percutanea habitualmente guiada por Tomografia computadorizada.
C - A perfuração nao-bloqueada na diverticulite aguda, com peritonite difusa fecal ou purulenta resultantes , representa grave ameaça à vida, com mortalidade de até 28%. o tratamento cirurgico de urgencia deve ser realizado pela ressecção do segmento perfurado e colostomia (operação em 2 tempos) em cotraponto às operaçoes em tres tempos, resultando em menor sepse residual, menor numero de reoperações e menor internaçao hospitalar associados à primeira opção.
D - Para os casos de diverticulite aguda complicada por perfuração e peritonite difusa ( Estágio Hinchey III e IV), após a compensação clínica, o paciente é submetido a laparotomia com ressecção do cólon comprometidos, colostomia proximal e sepultamento do coto distal (Hartman) ou exteriorização do coto distal do cólon (fistura mucosa). O procedimento de Hartman é de escolha na peritonite purulenta.
E - Pode-se optar pelo tratamento conservador, quando houver microperfuração com abscesso pequeno e pericólico.
Portanto, a resposta é alternativa C.
instagram: @leonardo_artur03