SóProvas


ID
3150721
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São alguns exemplos de achados sugestivos de hipertensão arterial secundária: início precoce ou tardio da hipertensão arterial, hipertensão arterial sistêmica grave, sinais de endocrinopatia, assimetria de pulsos femorais, presença de sopro abdominal. Dentre as alternativas abaixo, qual a que NÃO pode cursar com hipertensão arterial secundária de causa endócrina?

Alternativas
Comentários
  • a Insuficiência Suprarrenal é uma emergência médica. Causa HIPOTENSÃO (DEFEITO NO SISTEMA RAA) hipoglicemia, hiponatremia com natriurese elevada, hipercaliemia, hemoconcentração, acidose metabólica hipoclorémica e insuficiência renal funcional

    • Hiperaldosteronismo primário: resulta da produção excessiva do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais (supra-renais) ou, mais raramente, por tumores em outros órgãos. Os indivíduos geralmente apresentam HAS com comprometimento desproporcional da função cardíaca.
    • Síndrome de Cushing: resulta da exposição excessiva e prolongada do organismo aos glicocorticóides. Essa situação pode ocorrer pela administração de glicocorticóides para o tratamento de diversas doenças, ou decorrer da produção excessiva do cortisol pelas adrenais em conseqüência de tumores na hipófise ou nas adrenais e muito raramente de outras condições. A
    • Feocromocitomas: são tumores geralmente localizados nas adrenais que produzem, em excesso, hormônios chamados catecolaminas (adrenalina, noradrenalina, dopamina).
    • Hipertireoidismo: resulta da produção excessiva de hormônios pela glândula tireóide, manifestando-se principalmente por: agitação, irritabilidade, insônia, intolerância ao calor, tremores, palpitações, perda de peso com aumento do apetite, alterações menstruais, aumento da freqüência de evacuações, aumento do volume do pescoço, olhos saltados e HAS (especialmente aumento da pressão máxima ou sistólica).
    • Hipotireoidismo: resulta da produção insuficiente de hormônios pela glândula tireóide. Manifesta-se principalmente por: sonolência excessiva, fraqueza, intolerância ao frio, queda de cabelos, dores nas articulações, constipação intestinal, ganho de peso, alterações menstruais, alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos podendo haver HAS (especialmente aumento da pressão arterial mínima ou diastólica).
    • Hiperparatireoidismo: resulta da produção excessiva do paratormônio pelas glândulas paratireóides que pode ser autônoma ou secundária à deficiência de vitamina D ou ainda decorrer da secreção de paratormônio por tumores em outros orgãos.
    • Acromegalia: é a produção excessiva de hormônio do crescimento (GH) que geralmente está relacionada a tumores da hipófise. Os sinais e sintomas são insidiosos, manifestando-se progressivamente por modificações na fisionomia (protrusão da testa e da mandíbula, separação dos dentes, aumento da língua, alargamento do nariz e lábios), aumento das mãos, dos pés e de outros órgãos (coração, rins, fígado, etc.), dor nas articulações, alterações menstruais, elevação glicose plasmática e HAS.

    https://www.prescrita.com.br/hipertensao-arterial-secundaria-a-doencas-endocrinas/