SóProvas


ID
315088
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Uma gestão adequada do desempenho em uma organização pressupõe que

Alternativas
Comentários
  • Medir desempenho significa sabermos claramente o que esperamos de um indivíduo, de uma equipe, de um projeto ou de uma empresa.

    GABARITO: C
  • A fase de treinamento se dá na execução de acordo com o ciclo PDCA, pois o empregado só irá se familiarizar com o processo "se por a mão na massa". Não necessita ele estar bem treinado, ele precisa sim saber o que fazer e fazer de acordo com o que a gerência manda!

  • Respondendo ao colega que questionou acerca da alternativa "D", a qual também assinalei como correta, no enunciado percebi, posteriormente, que o avaliador  cobra a gestão adequada, e que a única alternativa que possui um termo relacionado à gestão é a lettra "C".
  • Também coloquei a D como alternativa. Pegadinha!!! A única que fala mesmo do Gestor é a C.
  • A questão tem duas respostas claramente incompativeis com as perguntas. As demais tem relação clara com um quadro de GESTÃO DE DESEMPENHO.
    Creio que não ha pergunta nada que nos faça crer que  a resposta tenha que levar em consideração o GESTOR.
    Infelizmente este tipo de questão nao me conhecimento.
    A FCC poderia ao dar o gabarito das respostas dizer porque as alternativas B, e D nao estão corretas.
  • Gente, essa questão diz respeito ao processo da avaliação de desempenho, a qual começa com:
    1) O estabelecimento do objetivo da avaliação do desempenho;
    2) Em seguida, q
    ue se estabeleçam os objetivos a serem atingidos pelos funcionários;
    3) 
    Em um terceiro momento, o trabalho desempenhado será examinado para, em seguida, ser avaliado em relação aos aspectos definidos no início do processo.

    Sendo assim, a alternativa C é a que corresponde com esse processo.

    Fonte: material estratégia
  • Critérios de avaliação de desempenho são os fatores de avaliação usados no processo de avaliação. Se um fator não representa adequadamente o que ser quer avaliar, isto gerará ineficiência no processo de avaliação, mas não significa que o fator ou critério esteja contaminado.


  • Tanto a C como a D parecem certas.

    Fui pela seguinte linha: mais relevante que o treinamento (D) é a clareza da que equipe o porquê da implantação.

  • a. os funcionários aceitem punições de acordo com o desempenho de cada um, caso necessário.

    Não, no, nee, neit, nein... Nada a ver. O pressuposto não é de que o funcionário seja escravo da empresa e aceite punições com base no seu desempenho.

     

    b. os funcionários já tenham as competências correspondentes aos desafios que lhes serão propostos.

    Pelo contrário, uma das razões para que se faça a avaliação de desempenho é para "achar" funcionários que possam não estar alinhados às metas e objetivos da empresa. Daí, faz-se necessário treinamento e desenvolvimento de pessoal, por exemplo.

    OBS.: demissão é em último caso.

     

    c. o gestor deixe clara a razão da sua implantação e determine quais são os resultados esperados. (GABARITO)

    Uma das características da Gestão de Desempenho é o alinhamento dos objetivos individuais com os da organização, e como isso seria alcançado sem que o gestor transparecesse as razões e os resultados esperados da avaliação?

     

    d. todos os que estão envolvidos no processo estejam bem treinados para alcançar as metas propostas..

    Não. Muito similar à letra b. Não se supõe que o funcionário esteja bem preparado para as metas, pelo contrário, a partir do resultado da avaliação de desempenho é que se pode identificar a necessidade ou não de treinamento.

     

    e. a organização estabeleça previamente remunerações adequadas ao melhor desempenho esperado.

    Nop. O resultado da avaliação de desempenho serve de parâmetro para a distribuição e alocação de recompensas, remunerações, promoções, movimentações de pessoal, etc.

     

     

    Bons estudos, my friends!

  • Pessoal, a coisa mais importante dentro de uma gestão de desempenho eficaz é clareza e transparência com os avaliados. Isso ocorre, porque na maioria das vezes o processo é visto por eles como um julgamento do seu trabalho, com o objetivo de punir e apontar falhas, e não é para ser assim. Dessa forma, se os gestores deixam bem claros o porquê da avaliação e os resultados que pretendem obter com ela, tudo fica mais fácil, os trabalhadores deixam de “esconder” seu gap de desempenho e passam a querem descobri-los para a melhoria contínua.

    Da mesma forma, se a avaliação não tem clareza de objetivos, o avaliador não a leva a sério. Sem saber da importância da correta aplicação dos métodos, ele não se dedica ao processo e não o faz com a seriedade necessária, às vezes usando-a como instrumento de julgamento pessoal.

    Correta

  • Tendo em vista que a gestão do desempenho objetiva o alcance das metas organizacionais e o desenvolvimento dos recursos humanos, já se elimina as alternativas B e D (pois a gestão do desempenho objetiva promover o desenvolvimento das competências e treinamento - não precisam estar prontos).

    Não se usa gratificação/aumento de salário para aumentar o desempenho (isso já foi questão de prova), tratando-se de uma das últimas etapas do ciclo da gestão por competências (que não se confunde com a gestão do desempenho). Eliminada a letra E.