SóProvas


ID
3152746
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A prescrição concomitante de vários medicamentos a um mesmo paciente ainda é uma prática comum, tanto no Brasil quanto em outros países, apesar das recomendações da Organização Mundial da Saúde no sentido de evitá-la. Na medicina, tal conduta pode eventualmente ser justificável, como no tratamento de pacientes portadores de diferentes condições sistêmicas, como a hipertensão arterial, o diabetes, a insuficiência renal, entre outras. Embora na clínica odontológica, seja incomum o emprego da “polifarmácia” para tratar a maioria dos problemas, o cirurgião-dentista precisa ter cuidados adicionais com pacientes que façam uso contínuo de associações de medicamentos. As interações farmacológicas são modificações na intensidade e na duração da resposta de um fármaco, devido à ingestão simultânea de outro fármaco, álcool etílico ou determinados alimentos. Isso pode potencializar ou reduzir os efeitos dos fármacos, com prejuízos ao tratamento.

Sobre os diferentes tipos de interações medicamentosas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A letra A tb não estaria correta?

  • A letra A tb não estaria correta?

  • ANTAGONISMO

    INDICA UMA INTERAÇÃO QUE DIMINUI

    RESPOSTA CLÍNICA DE UMA DROGA 

    QUANDO UMA SEGUNDA É UTILIZADA

  • A alternativa a está errada pq não ocorre neutralização e sim diminuição.

  •  Sinergismo - quando um medicamento intensifica os efeitos de outro. Para simplificar: o medicamento “A” intensifica os efeitos do medicamento “B”. “A” = efeito de intensidade 1 “A” + “B”= efeito de intensidade maior do que 1 No sinergismo pode ocorrer uma potencialização do efeito, ou seja, a presença simultânea dos dois medicamentos no organismo * Caderno de Farmácia, v. 2, n. 1, p. 3-20, 1985. (Editor) provoca efeito maior do que a soma de seus efeitos isolados. Assim: “A” = efeito de intensidade 1 “B” = efeito de intensidade 1 “A” + “B” = efeito de intensidade maior que 2

    resposta E

  • Antagonismo - Indica uma interação que diminui a resposta clínica de um fármaco, quando um segundo fármaco é administrado.

    Potencialização - Quando a combinação de dois fármacos que não possuem a mesma atividade farmacológica resulta em uma resposta maior que a normal.

    Inesperada - É uma reação não observada em relação a ambos os fármacos, quando administrados misturados em solução.

    Somação - Resposta aumentada que ocorre, quando fármacos com ações e efeitos similares são administrados em conjunto.

    Sinergismo - Quando a interação produz uma resposta exagerada, maior que a conseguida com ambos os fármacos administrados individualmente, na máxima dose efetiva.

    GABARITO: E