-
DEBITA-SE LUCROS ACUMULADOS DO PERÍODO, CONTA CREDORA QUE DEVE SER DISTRIBUIDA OBRIGATORIAMENTE ENTRE RESERVAS, DIVIDENDOS ETC., DIMINUINDO-O, E CREDITA-SE DIVIDENDOS A PAGAR, NO PASSIVO, CRIANDO UMA OBRIGAÇÃO DE PAGAMENTO.
-
Complicado essa questão, pois atualmente sabemos que a conta LUCROS ACUMULADOS deixou de ser apresentada no PL. Ou melhor, na verdade nem era Lucro Acumulado, mas sim LUCRO OU PREJUÍZOS ACUMULADOS. A função atual da conta Lucro ou prejuízos Acumulados é a de receber o Lucro Líquido do Exercício e distribuir ou Para dividendos Obrigatórios ou para As Reservas de Capital ou de Lucro. Bom, esse foi meu raciocínio e por isso errei a questão. E muito contragosto, pesquisando, vejam o que encontrei no art. 201 da Lei 6.404/76
Art. 201. A companhia somente pode pagar dividendos à conta de lucro líquido do exercício, de lucros acumulados e de reserva de lucros; e à conta de reserva de capital, no caso das ações preferenciais de que trata o § 5º do artigo 17.
-
Gab. D
Cláudio, se você atentar para as seguintes evidências na questão, conseguirá resolvê-la de forma simples.
Ele diz no reconhecimento do passivo...
Bem, depois que o LLE tiver sido apurado e eu for distribuir os dividendos, primeiro devo reconhecer essa obrigação, correto? Então, PL aumenta com crédito, para diminuir, débito nele... D - Lucros Acumulados, vai ta saindo dinheiro do PL né.
E o passivo aumenta com crédito e será um crédito que irá reconhecer essa obrigação para que eu possa pagar depois, C - Dividendos a pagar.
Espero ter ajudado!
Yes, we can!
-
Distribuição (Declaração) de dividendos.
D- L/P Acumulados => Conta de PL.
C- Dividendos a pagar => Conta do Passivo.
Pagamento de Dividendos.
D- Dividendos a pagar=> Conta do Passivo.
C- Disponível => Conta do Ativo.