a) O LALUR é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo imposto de renda na modalidade LUCRO REAL, conforme previsão contida no Regulamento do Imposto de Renda.
b) Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do imposto de renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do imposto de renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos-base futuros e que não constem da escrituração comercial.
c) correta.
d) Na parte A não é calculado o valor do imposto, mas sim o Lucro Real ajustado. (Resultado do Período + Adições - Exclusões = Lucro Real)
e) Na PARTE B - Controle de valores que constituirão ajuste do LLE futuros. (os prejuízos correntes deverão está na parte A do LALUR)
http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/dipj/2005/pergresp2005/pr265a282.htm
http://www.portaldecontabilidade.com.br/obrigacoes/lalur.htm
a) É um livro contábil, devendo ser escriturado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade ==> (ERRADA) Trata-se de um livro FISCAL.
b) Sua única finalidade é demonstrar a apuração do lucro real do período ==> (ERRADA) Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do imposto de renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do imposto de renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos-base futuros e que não constem da escrituração comercial.
c) Na Parte B do LALUR, deverão ser lançados os valores que afetarão a tributação de períodos de apuração futuros ==> CORRETA
d) Na Parte A do LALUR, deverá ser calculado o valor do imposto referente ao período de apuração corrente. ==> (ERRADA) serão discriminados os ajustes, por data, ao Lucro Real, como: despesas não dedutíveis, valores excluídos, e a respectiva Demonstração do Lucro Real.
e) O prejuízo fiscal do período corrente é apurado na Parte B do LALU ==> (ERRADA)