-
Gabarito A
Lei n. 6.404/76 que regulamenta as demonstrações exigidas pela legislação comercial (societária):
“Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
I — balanço patrimonial;
II — demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III — demonstração do resultado do exercício;
IV — demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei n.
11.638, de 2007)
V — se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído
pela Lei n. 11.638, de 2007) (...)
§ 6º A companhia fechada com patrimônio
-
CPC 26 - Gabarito letra A
Finalidade das demonstrações contábeis
9. As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados. Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte:
(a) ativos;
(b) passivos;
(c) patrimônio líquido;
(d) receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas;
(e) alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e distribuições a eles; e
(f) fluxos de caixa.
Essas informações, juntamente com outras informações constantes das notas explicativas, ajudam os usuários das demonstrações contábeis a prever os futuros fluxos de caixa da entidade e, em particular, a época e o grau de certeza de sua geração.
-
Contabilidade é uma ciência (social) que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
Segundo a Estrutura Conceitual Básica, o objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.
Sendo assim, podemos considerar que as demonstrações contábeis obrigatórias atendem, como regra geral, à necessidade de fornecer informações patrimoniais ou financeiras.
Com isso, correta a alternativa A.
-
Interpretei a questão de outra forma; "As demonstrações contábeis obrigatórias atendem, como regra geral," - pôrra, tô vendo uma oração subordinada ajetiva RESTRITIVA aí, logo, as obrigatórias atendem às determinações legais.
-
GAB A
As DC's entendem aos objetivos e finalidade da contabilidade.