SóProvas


ID
3156154
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma infecção da qual o homem pode ser hospedeiro acidental. A doença manifesta-se sob duas formas: leishmaniose cutânea e mucosa. As estratégias de controle dessa endemia estão centradas

Alternativas
Comentários
  • A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar LT ou cutânea e a leishmaniose visceral LV ou calazar. É transmitida por insetos hematófagos conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. 

    Para controle da LTA não é indicado a eutanásia de animais silvestres, mesmo porque na área urbana, o cão é a principal fonte de infecção. Alternativa A está errada. 

    Acúmulo de água não tem relação com o vetor da LTA mas sim com o da dengue. Alternativa B está errada. 

    Não é uma medida de controle a execução de projetos de canalização de córregos e de manutenção de valetas, já que não está relacionado com a transmissão da doença. Alternativa C está errada. 

    As estratégias de controle dessa endemia estão centradas no diagnóstico e no tratamento precoce dos casos humanos, na redução da população de mosquitos e nas atividades de educação em saúde. As atividades de educação em saúde devem estar inseridas em todos os serviços que desenvolvam as ações de vigilância e controle da LT, requerendo o envolvimento efetivo das equipes multiprofissionais e multi institucionais com vistas ao trabalho articulado nas diferentes unidades de prestação de serviços. Alternativa D está correta. 

    Não existe vacina contra LTA. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância da leishmaniose tegumentar [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
  • flebotomínio não é mosquito....