SóProvas


ID
3156169
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para ocorrer uma epidemia de dengue em uma comunidade, é necessário que existam os seguintes fatores para sua transmissão:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa letra C

    A fonte de transmissão é uma pessoa infectada com o vírus do gênero Flavivirus, em seguida o agente transmissor, que é o mosquito Aedes aegypti se infecta quando faz o repasto sanguíneo no infectado e passa a infectar pessoas sadias

  • Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver. 

    Verifica-se uma situação de risco de epidemia e/ou epidemia quando há um aumento constante de casos notificados no município e esta situação pode ser visualizado por meio da curva endêmica, diagrama de controle e outras medidas estatísticas. 

    Para que exista a transmissão  é preciso que haja a pessoa contaminada (fonte de infecção), o agente transmissor (vetor), que é o Aedes aegypti e indivíduos suscetíveis. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia 

    https://www.saude.gov.br/ 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Dengue : diagnóstico e manejo clínico : adulto e criança [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 5. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.