SóProvas


ID
3157018
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto que segue para responder à questão.

    Ensinar na escola, ser professor, é trabalhar com desenvolvimento humano e com a construção do conhecimento numa realidade multicultural. Esse trabalho corresponde ao desenvolvimento do currículo na escola de Educação Básica. Esta, conforme se afirma na Resolução CNE/CEB nº 04/2010, “é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País” (art. 11).

Resende, em Veiga (1996), escreve que “a realidade de um mundo multicultural é, hoje, uma das verdades mais latentes e uma questão que necessita ser capturada e administrada pelas relações sociais das mais diversas instituições, dentre elas as educacionais”. Para essa educadora e pesquisadora, a condição multicultural da realidade social traz ambiguidades que “atingem a alma da escola e, mais especificamente, seu papel como instituição que se pretende formadora, ‘oxigenada’ e apta à análise e à crítica”. Nas reflexões que Resende apresenta, encontram-se argumentos em favor de que, no desenvolvimento de suas atividades curriculares – o qual se dá no encontro entre culturas –, a escola analise as diferenças como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

  • As chamadas negociações e os diálogos entre diferentes culturas, na maior parte das vezes, caracterizam-se como processos conflitantes.

    A própria construção do projeto depende da capacidade de diálogos demonstrada pelo grupo, de maneira que devemos nos preocupar com as diferentes formas de diálogos que podem ser travados pelo educadores.

    Candau (1997) explicita que a desestabilização, a relativização e a própria contestação são ingredientes necessários no encontro entre culturas e, ao defender a transparência e a autenticidade cultural via currículo, considera:

    • a colocação da cultura como foco central dos currículos, desenvolvendo nos processos de aprendizagem o estudo das diferenças historicamente delineadas;

    • a sustentação da linguagem como eixo central, buscando sua identidade social;

    A BUSCA DA ARTICULAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS ALUNOS;

    • a consideração da estruturação da vida em comunidade e as diferentes definições do “eu”;

    A CONCEPÇÃO DA HISTÓRIA COMO SEQUÊNCIA DE RUPTURAS E DESLOCAMENTOS;

    • a ampliação da concepção de pedagogia, compreendendo-a como modo de produção cultural