SóProvas


ID
315712
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Atacar um esquema de criptografia simétrica, é possível

Alternativas
Comentários
  • Veja: http://www.lca.ic.unicamp.br/~jlopez/intro889.pdf 
  • Criptoanálise ou análise criptográfica vale-se da natureza do algorítmo e algum conhecimento das caracteristicas gerais do texto claro, ou pares de amostra de texto claro e texto cifrado. Esse tipo de ataque explora as características do algorítmo para tentar deduzir um texto claro específico ou a chave secreta.

    Ataques por força bruta é aquele em que o atacante experimenta cada chave possível em um trecho do texto cifrado, até obter o texto claro. Na média, metade de todas as chaves possíveis precisam ser experimentadas para se obter sucesso.
  • Existem duas técnicas gerais para o ataque a um esquema de criptografia convencional:


    1ª Criptoanálise: Os ataques criptoanalíticos contam com a natureza do algoritmo e talvez mais algum conhecimento das características gerais do texto claro, ou ainda alguns pares de amostra de texto claro e texto cifrado. Esse tipo de ataque explora as características do algoritmo para tentar deduzir um texto claro específico ou deduzir a chave utilizada.
     

    2ª Ataque por força bruta: O atacante experimenta cada chave possível em um trecho do texto cifrado, até obter uma tradução inteligível para texto claro. Na média, metade de todas as chaves possíveis precisam ser experimentadas para se obter sucesso.

    Fonte: Stallings, WILLIAM. Criptografia e segurança de redes. 4ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
    PÁGINA 20 do capítulo 2- TÉCNICAS CLÁSSICAS DE CRIPTOGRAFIA