A questão coloca a necessidade de medidas na preparação dos mamíferos, e pede a forma que deve ocorrer esse procedimento. Antes de realizar a taxidermia, é necessário que se obtenha quatro medidas biométricas que são comuns em Mastozoologia. Essa medição deve ser feita no animal recentemente abatido, e não após o processo de taxidermia. As medidas que devem ser tomadas são: (figura abaixo) cauda (A), medindo-se da primeira vértebra caudal até a ponta; comprimento da cabeça e corpo (B), medindo-se da ponta do focinho até a base da cauda dorsal; pé (C), medindo-se a planta do pé, do calcanhar até a ponta do dedo mais longo; orelha (D), medindo-se da parte presa a cabeça (dentro) até a extremidade livre. Essas medidas devem ser tiradas se baseando na espécie do animal abatido, e de acordo com o seu sexo, com o objetivo da obtenção para um maior controle no acervo de animais e da melhor localização de órgãos internos para o procedimento de retirada de suas vísceras. Devem ser feitas, ainda, com preferência da régua de madeira graduada em milímetros ou com trena metálica. (Coleta e preparação de material zoológico:peixes a mamíferos. Engenharia Biológica Universidade Federal do Ceará (UFC), Disciplina: Zoologia de Deuterostômios)
As medidas realizadas em mamíferos, então,
a) Devem ser feitas em animais mortos e conservados a mais de um ano. As medidas precisam ser realizadas assim que o animal for abatido, para que tenha precisão no tamanho exato do animal, e não após seu processo de preparação e conservação. Incorreta.
b) Devem ser expressas em centímetros. Essas medidas devem ser expressas em milímetros, e não em centímetros, feitas em régua preferencialmente de madeira, para maior precisão. Incorreta.
c) Devem ser tiradas somente com base na sexagem do animal. Devem ter base na sexagem do animal, porém não apenas nela, e sim com a identificação da espécie utilizada na preparação. Incorreta.
d) Devem ser tiradas somente com base na espécie do animal. Devem ter base na identificação da espécie, mas não apenas, pois a sexagem do animal também deve ser baseada nas medidas. Incorreta.
e) Devem ser tiradas com base na identificação da espécie e da sexagem do animal. Essas medidas precisam ter base na espécie e na sexagem do animal, para controle do acervo e para identificação prévia na retirada das vísceras e preenchimento do animal. CORRETA.
Gabarito do professor: Letra E.