SóProvas


ID
3159151
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A estrutura do sistema nervoso periférico que protege os nervos quando se prepara uma peça de um pequeno animal com maceração ácida é:

Alternativas
Comentários
  • Bainha de Mielina é uma capa de tecido adiposo que protege suas células nervosas.

    GAB. C

  • A questão informa que uma estrutura do sistema nervoso periférico é capaz de proteger os nervos de um pequeno animal, na maceração ácida em uma preparação de peça. Pergunta-se qual é o nome dessa estrutura. O sistema nervoso coordena diversas funções do organismo, contribuindo para seu equilíbrio e para reações rápidas a estímulos externos. O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro e medula espinhal, e o sistema nervoso periférico é formado por nervos e gânglios nervosos que recebem os impulsos nervosos do corpo e os levam para músculos e glândulas. O tecido nervoso é composto por neurônios e células da glia. Os neurônios são células do sistema nervoso que possuem a função de conduzir os impulsos nervosos e apresentam: dendritos, que conduzem a informação e recebem sinais químicos; corpo celular, onde se localizam núcleo e organelas; e axônio, que transmite sinais para outras células. Alguns neurônios apresentam a bainha de mielina no axônio, que é produzida pelas células oligodendrócitos a partir de estímulos dos astrócitos, com a função de isolamento elétrico, protegendo as células nervosas. As células da glia possuem como suas células principais os astrócitos (resposta a sinais químicos e sustentação), oligodendrócitos (produção da bainha de mielina), micróglias (capacidade fagocitária e reparadora) e ependimócitos (células que revestem cérebro e medula). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    A estrutura de proteção dos nervos na preparação de uma peça é:
    a) astrócito. Os astrócitos são as células da glia que estimulam os oligodendrócitos a produzir a bainha de mielina. Incorreta.
    b) bainha de tecido conjuntivo dos músculos.
    Esse tecido envolve as fibras musculares, mantendo-as unidas e fortalecendo as contrações, não protegendo as células nervosas. Incorreta.
    c) bainha de mielina.
    A mielina é a membrana que protege as células nervosas e trabalha como isolante elétrico para os impulsos nervosos. CORRETA.
    d) aponeurose muscular.
    Aponeurose é uma estrutura formada por tecido conjuntivo, criando resistência e aderência à superfície que os músculos estão ligados. Incorreta.
    e) microgliócito.
    Essas são as menores células da glia (micróglia), com capacidade fagocitária e reparadora, similar aos glóbulos brancos na corrente sanguínea. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.
    • Astrócitos - sustentação e nutrição dos neurônios.

    • Bainha de Mielina - membrana lipídica rica em glicofosfolipídeos e colesterol, que recobre os axônios, atuando como isolante elétrico, facilitando a comunicação entre os neurônios. É formada por células da glia.

    • Aponeurose - criam resistência e aderem à superfície da região do osso ao qual o músculo se prende, funcionando como um tendão mas de forma achatada. Função de suporte, não só protegendo os músculos, como também delimitando locas.

    • Micróglia - função fagocitória (absorvem partículas ou micróbios para digeri-los.)