SóProvas


ID
3159832
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na análise dos fatores epidemiológicos associados à ocorrência de uma determinada doença em uma população, a diferença entre as incidências da doença entre os expostos e os não expostos a um dado fator de risco denomina-se

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Na epidemiologia, uma palavra muda tudo.

    RISCO RELATIVO (RR): Fundamental na epidemiologia é a razão entre o risco entre os expostos e o risco entre os não expostos a determinado fator. Em outras palavras entre incidência entre expostos e incidência entre não expostos.

    RISCO ATRIBUÍVEL (RA): É a diferença entre a incidência nos expostos e a incidência nos não expostos.

    RAZÃO DE PREVALÊNCIA: relação entre a prevalência nos expostos e a prevalência nos não expostos é o sucedâneo do risco relativo - RP = PE/PñE.

    RAZÃO DE CHANCES: estimativa de risco relativo ou razão de produtos cruzados, mais conhecido como Olds-Ratio (OR) é um indicador que estima o risco relativo a determinado fator (mede seu efeito no desenvolvimento clínico da doença ou problema) a partir de valores encontrados em estudos de “Caso Controle”, isto é, “representa a razão entre as chances em favor da exposição nos casos (doentes) e as chances em favor da exposição nos não casos (indivíduos sadios)”.

  • RISCO RELATIVO (RR): Informa quantas vezes o RISCO é maior em um grupo, quando comparado a outro. RISCO ATRIBUÍVEL (RA) (à exposição): Indica a DIFERENÇA DE INCIDÊNCIAS entre os dois grupos, diferença que é atribuída à exposição ao fator de risco.