Vírus de Boot
Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o disco rígido é ligado e o sistema operacional é carregado.
[editar]Minhocas, worm ou vermes
-
Ver artigo principal: Worm
Como o interesse de fazer um vírus é ele se espalhar da forma mais abrangente possível, os seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, os seus autores visam a tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet,pelos e-mails que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.
[editar]Trojans ou cavalos de Tróia
-
Certos vírus trazem em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou cavalos de Tróia.
Inicialmente, os cavalos de Tróia permitiam que o micro infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os cavalos de Tróia agora procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias.
Os vírus eram, no passado
Vírus de Macro
Os vírus de macro (ou macro vírus) vinculam suas macros a modelos de documentos gabaritos e a outros arquivos de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus.
Vírus de macro são parecidos com outros vírus em vários aspectos: são códigos escritos para que, sob certas condições, este código se "reproduz", fazendo uma cópia dele mesmo. Como outros vírus, eles podem ser escritos para causar danos, apresentar uma mensagem ou fazer qualquer coisa que um programa possa fazer.
Resumindo, um vírus de macro infecta os arquivos do Microsoft Office (.doc - word, .xls - excel, .ppt - power point, .mdb - access.
Olá
Gabarito (a)
Eu penso assim: Sempre quando o sistema operacional é inicializado, ele dá o boot. Então vírus de boot estão ligados à inicialização do sistema.
Nas alternativas, vou explicando o que é, e selecionando os trechos que mais caem em provas.
b) cavalo de Troia.
O Cavalo de Tróia é um programa que APRESENTA-SE COMO ALGO INOFENSIVO (um jogo, um cartão de Natal etc.) e que, NA VERDADE, ESCONDE OBJETIVOS MALICIOSOS, como apagar dados, roubar informações e, mais comumente, ABRIR PORTAS (Backdoor) de comunicação para que se possa invadir o computador que o executou.
c) verme.
Verme é a tradução para WORM viu gente.
Worms não parasitam arquivos, pois eles são os próprios arquivos. ELES SE REPLICAM e se propagam rapidamente para outros computadores, seja pela Internet, seja por meio de uma rede local. QUANTO MAIS ELES SE REPLICAM, MAIS A REDE FICA SOBRECARREGADA E LENTA. Em síntese, ele se replica e sobrecarrega a rede.
d) vírus de macro.
Esses vírus SE APROVEITAM DAS MACROS AUTOMÁTICAS DE EDITORES DE TEXTO, PLANILHAS, ETC, para executar funções danosas ao seu computador apagando arquivos comuns ou deletando arquivos de configuração do sistema.
e) spam.
Spam é o ENVIO EM MASSA DE MENSAGENS de propagandas e similares.