SóProvas


ID
3162586
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Entre os principais componentes de um trator agrícola, está

Alternativas
Comentários
  • O arco de proteção, o qual interrompe a alimentação de combustível para desligar o motor (desliga o trator). A estrutura de proteção ao capotamento é uma estrutura instalada diretamente sobre o trator, que tem como finalidade evitar ou limitar os riscos para o condutor em caso de tombamento do mesmo durante a utilização.

    A tomada de potência, a qual é utilizada para acoplamento em “um ponto” e posterior tração deste, sendo que, quando acoplada na barra de tração, máquinas ou implementos, recebe o nome de “implemento de potência”. Eixo estriado localizado na parte traseira do trator, acima da barra de tração, tendo como função transmitir potência do motor (torque e rotação) para acionamento de máquinas agrícolas acopladas ao trator.

    A barra de tração, a qual é o sistema que transforma o movimento do motor, através de uma série de engrenagens em movimento, ficando disponível para ser utilizada através de um cardã. A barra de tração fica situada no centro da parte inferior do eixo traseiro do trator. Apresenta um perfil retangular, com furos para o acoplamento de implementos de arrasto. É fixada a carcaça do trator por meio de pino e contra-pino, de fácil colocação.

    O sistema de engate de 3 pontos, o qual é o componente que realiza transformação da energia do combustível em energia mecânica, que irá girar em 3 pontos o eixo virabrequim, movimentando o trator. É o ponto disponível para acoplar implementos chamados de montados. Os três pontos de acoplamento são: a barra de elevação esquerda (1º ponto), a barra de elevação direita (2º ponto) e o braço superior de engate (3º ponto).

    O sistema hidráulico, o qual possui estruturas que realizam a transferência da potência do motor através de um fluido presente no sistema até os componentes operantes.