SóProvas


ID
3162769
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um dos quadros de emergência médica durante atendimentos cirúrgicos ambulatoriais é a hiperventilação, que se caracteriza

Alternativas
Comentários
  • Hiperventilação - diminuição de CO2 + alcalose.

  • B) pela diminuição do teor de CO2 no sangue arterial.

    Alcalose

    Se uma pessoa respirar muito rapidamente, como em casos de histeria, ansiedade, uso de drogas, exercícios físicos excessivos,  pelo uso de aspirina e doenças pulmonares, a concentração de CO diminui e o pH do sangue aumenta. 

  • A HIPERVENTILAÇÃO é produzida por um aumento na frequência ou na profundidade das respirações, ou ainda por uma combinação dos dois.

    A ansiedade é responsável pelo aumento tanto da frequência como da profundidade respiratórias, como também pelo aumento dos níveis de catecolaminas, adrenalina e noradrenalina no sangue. A primeira resposta do corpo a estas mudanças respiratórias é um aumento nas trocas de O2 e CO2 nos pulmões, o que resulta na liberação excessiva de CO2 para o meio externo. A PaCO2 diminui de um nível normal de 35 a 45 torr para abaixo de 35 torr (hipocapnia ou hipocarbia); os níveis baixos de CO2 produzem um aumento no pH para 7,55 (o normal está entre 7,35 e 7,45), causando uma condição conhecida como alcalose respiratória.

    A deficiência de CO2 no sangue reduz o fluxo sanguíneo cerebral, podendo provocar alteração ou perda de consciência. Na maioria dos casos, o paciente com hiperventilação se mantém consciente durante todo o episódio. A perda da consciência é extremamente rara. Mais comumente, a hiperventilação produz uma alteração do nível de consciência; a vítima descreve uma sensação de desfalecimento, vertigem ou ambos, mas geralmente não perde a consciência.